ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Licitação para contratar empresa de radares sai em 20 dias, diz Agetran

Mayara Bueno e Richelieu de Carlo | 04/05/2017 11:36
Radares foram desativados depois de fim de contrato. (Foto: André Bittar/Arquivo).
Radares foram desativados depois de fim de contrato. (Foto: André Bittar/Arquivo).

A licitação da Prefeitura de Campo Grande para contratar empresa fornecedora de radares deverá ser aberta em 20 dias, de acordo com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Janine de Lima Bruno. Desde o começo do ano, os aparelhos estão desativados na cidade, porque o contrato com a Perkons S/A acabou e não foi renovado pela administração municipal.

Se não ocorrer contratempos, como recursos de outras empresas, a concorrência deve ser finalizada em 45 dias, explica o diretor.

Janine não sabe estimar quanto o município deixou de arrecadar com a desativação dos radares, e consequente paralisação de multas, mas afirma que, “no geral”, houve queda de 50%. Tanto pelos aparelhos desativados quanto penalidades aplicadas por agentes de trânsito.

São 30 faixas de lombada em 16 locais e 97 radares em 53 pontos. A Agetran tem dois radares portáteis, que circulam pelas avenidas de Campo Grande. O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) continua fiscalizando, por meio de lombadas, o trânsito no Parque dos Poderes.

Contratos - Em 2003, a administração das lombadas eletrônicas de Campo Grande passou do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para a Perkons, que venceu licitação. Na ocasião, o contrato era válido por quatro anos, com valor de R$ 17 milhões. Desde então, o acordo foi sistematicamente prorrogado.

Em dezembro de 2010, a Perkons venceu uma nova licitação. Conforme consulta ao Diário Oficial de Campo Grande, o contrato 16/2010 tinha validade até 5 de dezembro de 2016. Firmado em 2010, o contrato teve quatro termos aditivos.

No ano passado, ainda na gestão do prefeito Alcides Bernal (PP), os radares chegaram a ser desligados por falta de pagamento de R$ 2,2 milhões. O débito foi pago e a administração lançou nova licitação, mas o edital foi suspenso dias depois.

Nos siga no Google Notícias