A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

23/10/2012 08:06

Lixo em terreno baldio gera reclamação de moradores do Caiçara

Mariana Lopes
No terreno tem de tudo, de travesseiro a animal morto (Foto: Rodrigo Pazinato)No terreno tem de tudo, de travesseiro a animal morto (Foto: Rodrigo Pazinato)

No final da rua Califórnia com a rua Rolim Moreira, no bairro Caiçara, uma vista nada agradável para os moradores. O que antes era um terreno cheio de casas, hoje se transformou em um depósito de lixo e entulhos a céu aberto.

A aposentada Osmina Pereira Cavalcante, 66 anos, mora na rua Rolim Moreira há quase 40 anos, bem em frente ao terreno da Prefeitura, e garante que a desapropriação das casas, para a construção do Complexo Lagoa, não foi boa para a região.

“Agora temos uma série de problemas, além do lixo que acumulado, que atrai mosquito e doença, tem também os malandros, que se aproveitam do mato e da escuridão para se esconderam e usar droga aí”, denuncia dona Osmina.

No terreno tem de tudo, travesseiro, entulho de demolição, sofá, peças de computador, roupa, garrafas pet e de vidro, além de comida e até animal morto, que acaba deixando o local com o cheiro bem desagradável.

"Esses dias a prefeitura até limpou, mas não deu uma semana e o terreno já estava todo cheio de lixo de novo", conta dona Osmina, acrecentando que a parte do terreno que fica em frente á casa dela só é mais limpo porque a família dela ajuda a cuidar.

Para a passadeira Afra Rondon Santana, de 75 anos, desde a desocupação do terreno o lixo tomou conta do local. "Agora ficou assim, feio, cheio de mosquito, não dá nem para ficar com a janela aberta durante a noite", reclama a moradora, que se mudou para o beirro pouco antes do terreno virar um lixão.

Arlindo reclama do IPTU que subiu, sem melhoria na rua (Foto: Rodrigo Pazinato)Arlindo reclama do IPTU que subiu, sem melhoria na rua (Foto: Rodrigo Pazinato)

O militar aposentado Arlindo Marcelino Machado, de 72 anos, além do mato e do lixo, apontou outro problema. Segundo ele, com a inauguração do Complexo Lagoa, não foi só o número de mosquito que aumentou, mas a taxa do IPTU também cresceu bastante. "Disseram que valorizou a região, mas não sei onde é que está valorizado aqui, só tem lixo e mato", completa.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o Conselho Regional ainda não definiu a destinação da área, mas provavelmente o terreno será usado para a construção de escola, posto de saúde, praça ou Ceinf (Centro de Educação Infantil), de acordo com a prioridade do bairro.



Muito bonito o seu discurso Marcilene, também acho que a prefeitura não tem que fazer paternalismo, mas neste caso o terreno é da prefeitura, ela é que tem que tomar pulso na coisa publica, nós cidadãos não podemos fazer justiça com as proprias mãos. Então antes de voce colocar sua opinião geral é bom se inteirar das situações específicas como é o caso. A PMCG através de seu prefeito municipal tem sim a obrigação de cuidar daquela área tendo em vista o impacto ambiental e a responsabilidade que lhe compete.
 
paulo cezar machado em 24/10/2012 21:22:51
"Esses dias a prefeitura até limpou, mas não deu uma semana e o terreno já estava todo cheio de lixo de novo". Quem suja é a própria população que não cuida dos espaços públicos e depois vem por a culpa "no governo"!
 
Ely Quevedo em 23/10/2012 10:07:05
Se tem lixo, é porque jogaram ele lá. Se tem um terreno, ele deve ter um dono. Se o IPTU subiu é porque o imóvel valorizou. Então, neste caso, não consigo entender porque reclamam tanto. Acionem o dono do terreno, façam-no mantê-lo limpo e cercado, ou vende, já que não vai usar e nem cuidar. Os cidadãos têm um costume dado o sistema de paternalismo que rege a sociedade, tem que entender que o primeiro responsável por si e sua família é ele mesmo, em não sendo possível, aí sim a responsabilidade é do Estado. Difícil entender esse povo. Antes era ruim porque aquilo lá era uma área sem condições dignas de moradia, agora porque subiu o IPTU e tem lixo. Gente, vamos refletir um pouco mais sobre as nossas responsabilidades perante a sociedade, né!?
 
Marcilene Dutra em 23/10/2012 08:50:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions