ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mãe que há um mês tenta sepultar gêmeos terá “Dia D” na 2ª feira

Aline dos Santos | 10/01/2015 15:12
Kelma trava batalha burocrática para sepultar filhos. (Foto: Marcos Ermínio)
Kelma trava batalha burocrática para sepultar filhos. (Foto: Marcos Ermínio)

A segunda-feira será “Dia D” para a desempregada Kelma Barbosa de Oliveira, 32 anos, que luta para sepultar os filhos gêmeos. A data marca um mês da morte dos bebês, o fim do prazo para reclamar os corpos e a expectativa de conseguir vencer a burocracia e, enfim, enterrar as crianças.

Depois de desencontros de informação, ela conta que será necessário uma declaração da Maternidade Cândido Mariano informando que os corpos não serão destinados a estudo e análise.

O dado consta nas certidões de óbito, que a partir do documento serão retificadas em cartório. Somente vencida essa etapa, a funerária e cemitério podem cuidar do sepultamento. Caso passe o prazo de 30 dias, a questão pode até ir parar na justiça. O temor da mãe é de que os gêmeos sejam descartados como resíduo de gestação.

O drama da mulher, que teve a primeira gravidez encerrada de forma trágica, foi mostrado pelo Campo Grande News. Ontem de manhã, ela procurou auxílio da Defensoria Pública, na rua Antônio Maria Coelho, mas foi informada que o atendimento ao público é realizado somente de segunda a quinta-feira. Horas depois, em outra unidade da Defensoria, na Rua da Paz, conseguiu atendimento preliminar, por telefone, com o assessor de um defensor.

Porém, ainda ontem, foi procurada por um defensor público. A explicação é de que a situação pode ser considerada aborto tardio, mas, como há certidão de nascimento, os bebês podem ser sepultados. Nesse tipo de aborto, são feitas certidões de nascimento e óbito somente se a família quiser. Caso contrário, o hospital cuida do corpo.

De acordo com Kelma, o defensor entrou em contato com a maternidade, que se comprometeu a manter os bebês mesmo após o prazo de 30 dias. Ela também solicitou o prontuário de atendimento e estuda entrar com ação de danos morais contra a maternidade.

Kelma conta que recusou atendimento psicológico após a perda dos gêmeos. “Mas não sabia que a recusa ia quebrar o ciclo de outros atendimentos da assistência social”, diz. O enterro deve ser feito de forma gratuita pela SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), pois a mãe não tem recursos.

Ontem, o Campo Grande News entrou em contato com maternidade, que pediu tempo para se inteirar do caso e ainda não se manifestou.

Nos siga no Google Notícias