ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Mães e avós voltam a lotar postos para vacinar crianças

Alta demanda fez campanha de imunização contra gripe ser prorrogada até sábado (17)

Ana Oshiro e Jhefferson Gamarra | 15/04/2021 11:01
Mulheres são maioria em fila de espera para vacinar crianças contra gripe (Foto: Marcos Maluf)
Mulheres são maioria em fila de espera para vacinar crianças contra gripe (Foto: Marcos Maluf)

Não adiantou a prefeitura prorrogar a vacinação de crianças contra a gripe. Apesar de mais tempo, as filas seguem grandes nesta quinta-feira, com unidades lotadas.

Na USF (Unidade de Saúde da Família) Itamaracá, cerca de 60 pessoas esperavam para vacinar crianças na manhã desta quinta-feira (15), a maioria delas já havia ido ao local um dia antes e, por conta da lotação, não conseguiu imunização.

Lucimeire foi dois dias seguidos para conseguir vacinar filha (Foto: Marcos Maluf)
Lucimeire foi dois dias seguidos para conseguir vacinar filha (Foto: Marcos Maluf)

Lucimeire Andrade, de 40 anos, é diarista e deixou de trabalhar dois dias seguidos para tentar vacinar a filha. "Vim ontem, 14h, e não tinha mais senha, diz que acabou antes das 13h. Trabalho fazendo diária e tive que abrir mão do serviço para trazer minha filha hoje de novo", disse Lucimeire, que era a 21ª na fila desta quinta-feira.

Com a fila lotada e sem respeito algum ao distanciamento social, para Pamela Azambuja, técnica de enfermagem, de 34 anos, que também foi levar a filha para vacinar, o que falta é orientação. "Ninguém fala em que senha que tá, não tem organização, eu sou enfermeira e sei que não demora mais que 4 minutos para aplicar uma vacina", desabafou.

Ana Cristina oliveira, de 28 anos, é dona de casa e também tentou vacinar a filha na tarde de ontem, mas não conseguiu e precisou retornar à unidade de saúde nesta quinta-feira. "Ontem eu cheguei 13h30 e não tinha senha, hoje vim bem cedo, cheguei 6h50, antes de abrir a unidade", disse Ana, que também reclamou da aglomeração. "Pra você ver, aqui não tem nem como respeitar o distanciamento social. As pessoas falam pra não ficar aglomerado, mas não tem como, tá muito cheio, ainda mais com criança", finalizou.

No bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo movimentação é mais tranquila (Foto: Marcos Maluf)
No bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo movimentação é mais tranquila (Foto: Marcos Maluf)

Em outra unidade de saúde, na USF Dr. Edgar Pedro Raupp Sperb, conhecida também pelo nome do bairro onde está localizada - Arnaldo Estevão de Figueiredo, a realidade já é tranquila, com poucas pessoas na fila e sem aglomeração. Mas o retrato da sociedade se mantém, com praticamente apenas mulheres levando as crianças para serem vacinadas.

João foi levar neta para se vacinar (Foto: Marcos Maluf)
João foi levar neta para se vacinar (Foto: Marcos Maluf)

Se destacando entre mães e avós, está João Rosa, aposentado de 59 anos, que levou a neta para receber a imunização. "A organização aqui tá 100% melhor em comparação às outras unidades. Ontem fui em outras duas, tava sem condições. Me orientaram a vir aqui hoje, que estaria mais tranquilo, e tá mesmo", comemorou João, que era o último da fila na manhã desta quinta, já que a USF distribui apenas 40 senhas pela manhã e mais 40 à tarde.

A imunização contra a gripe começou na última terça-feira (13) em Campo Grande e seria finalizada ontem (14), mas por conta da alta procurar, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) prorrogou a campanha até sábado (17). Nesta primeira etapa, as doses estão sendo aplicadas em crianças de 6 meses até 5 anos e 9 meses.

Objetivo é vacinar 52 mil crianças entre 6 meses a 6 anos, mas governo federal repassou, por ora, 32 mil doses. Espalhadas por todas as regiões da Capital, são 60 unidades de saúde que realizam o procedimento, não sendo necessário agendamento prévio. (Confira os locais abaixo)

Retorno - Sobre a demora no atendimento em algumas unidades de saúde, o Campo Grande News procurou a Sesau, que informou que, "durante a vacinação contra Influenza em crianças, é feita também a atualização da caderneta vacinal, sendo assim, diversas vezes a criança sai com várias doses aplicadas de uma só vez. Este é o principal motivo de uma possível demora no atendimento, já que não é aplicada apenas a vacina contra influenza", diz a nota.

A Sesau ainda reforçou que não há necessidade de toda a população buscar as unidades de saúde ao mesmo tempo, já que a campanha contra Influenza seguirá até o mês de julho e até o próximo sábado a vacinação será exclusiva para crianças entre seis meses e cinco anos, onze meses e 29 dias.

Locais de vacinação contra gripe em Campo Grande (Foto: Divulgação/Sesau)
Locais de vacinação contra gripe em Campo Grande (Foto: Divulgação/Sesau)


Nos siga no Google Notícias