ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mães ocupam praça para mostrar falhas de fiscalização nas fronteiras

Viviane Oliveira | 30/03/2014 13:15
As mães das vítimas, Ângela e Lilian falam sobre o Movimento Mães da Fronteira. (Foto: Marcos Ermínio)
As mães das vítimas, Ângela e Lilian falam sobre o Movimento Mães da Fronteira. (Foto: Marcos Ermínio)

O Movimento Mães da Fronteira ocupou a Praça da Paz Breno e Leonardo, na manhã deste domingo (30), para mostrar as falhas de fiscalização nas fronteiras secas de Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu centenas de pessoas no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande.

Para a mãe de Breno, Lilian Silvestrine, a população precisa sair da zona de conforto e conhecer a estrutura que a Segurança Pública tem para trabalhar. “Não podemos ficar só reclamando, temos que fazer a nossa parte também. As pessoas precisam conhecer o que temos de segurança, o que pode ser feito e cobrar das autoridades”, destaca.

O grupo mostrou o poder de articulação. Conseguiu levar para a praça policias militares, civis, federais, Exército, Base Aérea, Receita Federal e a Guarda Municipal. Além da exposição de material sobre as ações militares contra o crime organizado, também foram oferecidas atividades como atendimento médico, prevenção dental, passeios de cavalo, pistas de cordas, apresentação da Banda de Música do CMO (Comando Militar do Oeste), demonstração dos cães do Exército.

A advogada Flávia Borges, 35 anos, foi com a família prestigiar o evento. Ela mora no bairro e conta que no começo ficava muito triste com o que havia acontecido com os meninos. “Ações como esta são importantes para cada vez mais a gente cobrar das autoridades uma fronteira bem equipada”, diz.

Advogada foi com a família prestigiar o evento. (Foto: Marcos Ermínio)
Advogada foi com a família prestigiar o evento. (Foto: Marcos Ermínio)

Na ocasião, o general Elias Rodrigues Martins Filho - chefe do Centro de Operações do CMO - explicou como deve funcionar o Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras), que está em fase final de implantação e deve começar a funcionar em outubro deste ano.

O projeto, que será conduzido pelo Exército, promete mais segurança ao País a partir de um rígido controle das regiões de fronteira. “Serão instalados sensores fixos e móveis para evitar que produtos ilícitos entrem e saiam sem fiscalização”, explica o general.

Também estavam no evento, o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP) e o deputado federal Fábio Trad (PMDB). O movimento foi criado pelas mães de Breno e Leonardo, logo após o assassinato dos jovens, em agosto de 2012. Os meninos foram sequestrados quando saíam do 21 Bar e Lazer, próximo a Rua Ceará. Eles estavam em uma caminhonete Pajero, foram espancados e mortos. O veículo seria levado para a Bolívia.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias