ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Maioria diz ter vizinhos que ateiam fogo em lixo na hora de "limpar"

Ação pode resultar em multa de até R$ 9,6 mil; em tempos de estiagem, queimadas trazem riscos à saúde

Liniker Ribeiro | 21/08/2021 08:59

Boa parte da população campo-grandense já flagrou o vizinho “folgado” ateando fogo em pilhas de lixo sem nenhum tipo de constrangimento. O Campo Grande News perguntou, em enquete, se o vizinho dos nossos leitores é do tipo que pratica tal ação e mais da metade afirmou que sim.

Resultado indica que 53% dos leitores* já presenciaram o vizinho provocando queimadas, como forma de justificar “limpeza” em terrenos e em frente a residências.

Uma das últimas situações que, inclusive, é investigada pela Polícia Civil, resultou em incêndio de grandes proporções, que destruiu pelo menos 5 hectares de vegetação na região do Bairro Vivendas do Parque, no Parque dos Poderes.

Câmera de segurança flagrou homem entrando em terreno baldio onde o fogo teria começado. As imagens fazem parte de inquérito aberto pela Polícia Civil. Identificado, o homem negou ter provocado o incêndio.

A situação, além de dificultar a respiração em período de estiagem, com tempo seco, colocou em risco diversos animais.

Penalidades - Atear fogo em vegetação é crime ambiental, e até mesmo pessoas que colocam fogo para "limpar lixo", podem ser punidas, com multa prevista em até R$ 9,6 mil.

Quem quiser denunciar, pode entrar em contato com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) pelo número (67) 3325-2567, com a Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana) pelo 156 ou com a Polícia Militar Ambiental pelo (67) 3357-1501.

*A enquete não tem caráter científico e tem como objetivo mostrar a opinião dos leitores sobre o tema.

Nos siga no Google Notícias