ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Mais de 100 escolas particulares são autorizadas a voltar com aulas presenciais

De acordo com Vigilância Sanitária, 108 instituições assinaram termo de responsabilidade para receberem alunos em salas de aula

Ana Oshiro | 21/01/2021 12:43
Colégio Dom Bosco retoma aulas presencias dia 28 de janeiro (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Colégio Dom Bosco retoma aulas presencias dia 28 de janeiro (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Com ano letivo iniciando nas escolas particulares, 108 instituições assinaram e protocolaram termo de responsabilidade junto à Vigilância Sanitária, todas elas estão autorizadas a receberam alunos para aulas presenciais, mas não existe um levantamento oficial sobre quantas realmente farão isso.

De acordo com Maria da Glória Paim Barcelos, presidente do Sinepe (Sindicato Escolas Particulares), esse levantamento ainda não foi realizado pois é preciso esperar um retorno dos pais dos alunos, que precisam autorizar a presença dos filhos nas aulas presenciais.

Conforme definido em reunião com o MPE (Ministério Público Estadual), no último dia 15, as escolas particulares estão autorizadas a recomeçar o ano letivo como estavam ao fim do ano passado: restritas à capacidade de 30%.

Cadeiras precisam ter distanciamento e quantidade de alunos é reduzida (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Cadeiras precisam ter distanciamento e quantidade de alunos é reduzida (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Cada escola tem o seu calendário de início do ano letivo e se vai manter o modelo de aulas virtuais, ou ainda fazer revezamento para cumprir o limite de alunos em sala de aula previsto por decretos baixados em 2020, como forma de prevenção ao novo coronavírus.

No Colégio Dom Bosco, um dos mais tradicionais de Campo Grande, o ano letivo começa na próxima segunda-feira (25), ainda com aulas remotas, para o Ensino Médio. As aulas presenciais retornam dia 28, iniciando com alunos da Educação Infantil, sempre de maneira híbrida, ou seja, com aula presencial e também online.

Educação Fundamental 1 e 2, e o Ensino Médio, voltam com as aulas presenciais apenas em fevereiro, já no primeiro dia do mês. De acordo com o coordenador da escola, Lúdio Silva, todas as determinações do poder púbico serão seguidas.

Retorno de aulas presenciais, em 2020, teve reencontro de amigos (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Retorno de aulas presenciais, em 2020, teve reencontro de amigos (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Entre as escolas que retornaram as atividades presenciais durante 2020, o Colégio Harmonia vai manter tudo como o ano anterior, com ensino híbrido e respeitando as normas. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, aproximadamente 95% dos pais optaram pelas aulas presenciais. "Temos uma capacidade física nos prédios que, por enquanto, atende a demanda. Se houver necessidade, faremos rodízio", informou a assessoria.

No Harmonia, as aulas do berçário iniciaram no último dia 13. Ensino Infantil e Médio retornam às aulas na próxima segunda-feira (25), e o Ensino Fundamental começa o ano letivo em 1º de fevereiro.

De acordo com os protocolos e orientações das autoridades de saúde em relação às capacidades máximas de permanência e de quantidade de alunos em salas de aula, o Colégio Nota 10 também confirmou o ensino híbrido em 2021, com as aulas iniciando no dia 8 de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias