ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mais Médicos: posto que ficou um mês sem atender, tem vagas de sobra

Aliny Mary Dias | 04/09/2013 09:56
UBSF do Jardim Botafogo ficou 1 mês e dois dias sem clínico geral (Foto: Simão Nogueira)
UBSF do Jardim Botafogo ficou 1 mês e dois dias sem clínico geral (Foto: Simão Nogueira)

Após ficar um mês e dois dias sem médicos, a Unidade Básica de Saúde da Família do Jardim Botafogo voltou a atender os moradores do bairro e região nesta terça-feira (3). O médico contratado por meio do programa Mais Médicos do Governo Federal colocou o fim à espera e agradou os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A gerente da UBSF, Vanesca Leite conta que no dia 31 de julho a médica que atendia os moradores pediu dispensa. Desde então, todos os usuários da região precisavam ir até outros bairros para ser atendidos.

Com a contratação do médico Felisberto Mora, 76 anos, 24 pacientes poderão agendar as consultas por dia, 12 em cada período. Na manhã desta quarta-feira (4), apenas cinco consultas estavam marcadas e as vagas sobram.

Para a dona de casa Helena Soares, 46 anos, a vinda do médico chegou na hora certa. “Era muito complicado pra gente conseguir consulta, ficamos mais de um mês sem clínico aqui no posto. Agora eu fui atendida em poucos minutos e estou muito satisfeita”, explica Helena.

Rosileni Trentino, 34 anos, também elogiou a chegada do clínico geral. No período em que o posto ficou sem médico, a família precisava se deslocar até o bairro Aero Rancho para conseguir marcar consulta.

Helena conseguiu ser atendida em poucos minutos (Foto: Simão Nogueira)
Helena conseguiu ser atendida em poucos minutos (Foto: Simão Nogueira)

“A gente precisava ir muito longe pra conseguir médicos. Agora fica muito mais fácil, espero que esse médico fique aqui por bastante tempo”, completa.

Além de Felisberto, outros três médicos já atendem os moradores dos bairros Batistão, Antártica e Noroeste. Carlindo Rodrigues Sequeira Junior, Guilherme Canho Bittner e Denise Maria Rissato Camilo são os médicos contratados pelo programa Mais Médicos. Um deles desistiu de prestar serviço para a cidade antes mesmo de começar os atendimentos.

Programa - Os profissionais cumprirão carga horária de 40 horas semanais. Eles vão atender pacientes dos programas de saúde da criança, da mulher, do idoso, de controle hipertensão e da diabetes, de eliminação da tuberculose e da hanseníase, além das urgências e emergências das UBSF.

O programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto pela melhoria do SUS (Sistema Único de Saúde), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais.

Nos siga no Google Notícias