ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Mesmo depois de festa com aglomeração, prefeitura descarta limitar público

Decreto como o que limitava em 80 pessoas não volta por enquanto, e Executivo diz que resolução da Vigilância Sanitária basta

Paula Maciulevicius Brasil | 26/01/2021 12:29
Evento reuniu o público sem respeitar a biossegurança (Foto: Reprodução/Direto das Ruas)
Evento reuniu o público sem respeitar a biossegurança (Foto: Reprodução/Direto das Ruas)

Depois das cenas de aglomeração filmadas num show sertanejo no último sábado (23), onde o público não usava máscara e nem mantinha distância entre si, a Prefeitura de Campo Grande não vai, por enquanto, publicar novo decreto com limitações de público.

O show da dupla Ícaro e Gilmar, que segundo a organização vendeu cerca de 1,2 mil ingressos, aconteceu no Terra Nova Eventos, saída para Sidrolândia, e foi o primeiro evento de entretenimento realizado após a queda do limite máxima de 80 pessoas.

Na sexta-feira (22), a prefeitura publicou um novo decreto que segue valendo até o dia 6 de fevereiro, permitindo ocupação de até 40% da capacidade total do espaço. Questionada pelo Campo Grande News, a prefeitura, através da assessoria de imprensa, respondeu que por enquanto não vai ter nenhum decreto que volte a delimitar público, porque eventos maiores precisam da autorização da Vigilância Sanitária, e se não houver a licença, o evento não pode ser realizado.

Em nota, a assessoria disse que a autorização da Vigilância Sanitária precisa seguir o que determina o artigo 29 da Resolução 558 da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), de 15 de setembro de 2020 e que, por conta da pandemia a prefeitura está adotando critérios específicos que "inviabilizam a realização de eventos que coloquem em risco a vida da população".

O artigo 29 da Resolução diz que o certificado de autorização sanitária para realização de evento deve ser requerido em até 30 dias antes da data e que deve conter a descrição detalhada do evento, declaração de contratação dos serviços de limpeza e instalação de banheiros químicos quando pertinente, permissão para realização do evento aos órgãos de segurança pública e de trânsito quando cabível, além da planta baixa mostrando a situação da área onde será feito o evento com respectivas delimitações e dimensões.

No caso do show do último sábado, a empresa que promoveu a apresentação da dupla sertaneja não tinha esta autorização, e por isso foi multada em R$ 15 mil e o local foi interditado e teve alvará suspenso.

Nos siga no Google Notícias