ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Mesmo sem decisão sobre greve, 366 escolas fecharam nesta terça

Adesão geral à greve só será decidida nesta quarta-feira (26), após assembleia da Fetems

Lucas Junot e Amanda Bogo | 25/07/2017 13:42
Nesta terça-feira (25), quando as aulas deveriam ser retomadas, alunos encontraram escolas fechadas (Foto: Amanda Bogo)
Nesta terça-feira (25), quando as aulas deveriam ser retomadas, alunos encontraram escolas fechadas (Foto: Amanda Bogo)

Mesmo sem a deliberação sobre a adesão à greve nas escolas públicas do Estado, 366 instituições de ensino já estão de portas fechadas em Mato Grosso do Sul. Só em Campo Grande, cujo sindicato até o momento disse não aderir à greve, 84 escolas estão sem aulas. Pelo menos 10 mil alunos ficarão sem aulas nesta terça e quarta-feira (25 e 26), enquanto os professores e governo do Estado negociam a proposta de reajuste das categorias de profissionais da educação pública.

A greve já havia sido deliberada no dia 30 de junho. No entanto, na semana passada, na quinta-feira (dia 20), comissão de negociação da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) se reuniu com o governo, que solicitou, prazo até ontem (24) para apresentar proposta relativa ao cumprimento da Lei 11.738/2008, que estabelece o reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual de ensino. Inicialmente, a administração estadual sinalizou aumento de 2,94%. O índice definido pela lei é de 7,64%.

Na manhã desta terça-feira (25), em assembleia na ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), os professores da Rede Municipal decidiram não aderir à paralisação, mas, de acordo com o presidente Lucílio Nobre, caso a assembleia que será realizada na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) amanhã às 14h delibere pela greve, a o sindicato municipal também integrará o movimento paredista.

Na tarde de hoje, um pequeno grupo de alunos concentrou-se em frente à Escola Estadual Joaquim Murtinho. Alguns disseram que não sabiam da paralisação, outros que ouviram conversas a respeito, mas mas preferiram ir até o local, por medo de perde aula, caso houvesse. "Estou decepcionado, peguei ônibus de muito longe pra chegar aqui e não ter aula", comentou um aluno de 16 anos.

Caso os professores decidam retomar as atividades, as aulas terão início na quinta-feira (26).

Nos siga no Google Notícias