ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Mesmo sem prazo, prefeito diz que proibição do narguilé será regulamentada

Câmara manteve os vetos do Executivo em lei sancionada em julho

Tainá Jara e Fernanda Palheta | 29/08/2019 14:47
Com efeitos semelhantes ao do cigarro, narguilé virou febre em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Com efeitos semelhantes ao do cigarro, narguilé virou febre em Campo Grande (Foto: Arquivo)

A Câmara de Vereadores manteve, em sessão realizada na manhã desta quarta-feira, os vetos do Executivo à lei responsável por autorizar o município a proibir o uso de narguilé em locais público, abertos ou fechados, de Campo Grande.

Ficou de fora da medida, sancionada em julho, o artigo que dava prazo de 30 dias para prefeitura regulamentar a aplicação da regra e também o que obrigava o encaminhamento de crianças e adolescentes flagrados descumprindo a medida ao Conselho Tutelar.

Presente na Casa de Leis nesta manhã, para assinatura da lei que estabelece o plano de cargos e carreiras para os guardas municipais, o prefeito Marcos Trad explicou os vetos.

“Tirei o prazo para fazer um levantamento técnico com os fiscais e saber em que o poder do município tem braços para alcançar. Vou fazer com calma, responsabilidade e sem brincadeiras”, destacou.

Sobre a suspensão da regra relativa a crianças e adolescentes, ele afirmou que foi retirada por questão de inviabilidade na comprovação de quem está ou não fazendo o uso do narguilé de forma indevida.

Proibição - A Lei 6.233/2019 considera como locais públicos, praças, áreas de lazer, ginásios e espaços esportivos, escolas, bibliotecas, espaços de exposições e qualquer local onde houver concentração e aglomeração de pessoas.

Com a medida, o uso do “narguilé” será permitido apenas em tabacarias e congêneres com ambientes específicos para a prática, como casas noturnas destinadas à realização de shows e eventos. Nestes locais, será proibido a permanência e/ou frequência de crianças e adolescentes.

A fiscalização e aplicação da Lei, são de responsabilidade dos órgãos competentes, podendo, inclusive, requisitar a Polícia Municipal durante o exercício da atividade delegada. O texto ainda prevê multa de R$ 500,00 dobrado o valor, em caso de reincidência.

Nos siga no Google Notícias