ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Mesmo sob protesto, prefeitura confirma remoção de famílias do "Samambaia"

Área, no Bairro Los Angeles, leva nome de clube que funcionou no local de 1980 a 2005

Danielle Valentim e Mayara Bueno | 26/11/2018 17:56
Para Marquinhos, não cumprir decisão da Justiça pode incentivar a invasão de mais áreas particulares. (Foto: Paulo Francis)
Para Marquinhos, não cumprir decisão da Justiça pode incentivar a invasão de mais áreas particulares. (Foto: Paulo Francis)

Depois de audiência entre prefeitura, MPE (Ministério Público Estadual), Secretaria de Segurança Pública do Estado e defesa da comunidade “Samambaia” foi confirmada a reintegração de posse da área particular invadida no Jardim Los Angeles.

A comunidade também é conhecida como Samambaia, já que no local funcionou o antigo Samambaia Country Club, de 1980 a 2005. O prefeito explica que a invasão ocorreu na gestão anterior e que o proprietário da área foi quem entrou com o pedido de reintegração.

“O juiz não deu a liminar, mas o tribunal de Justiça deferiu a liminar e mandou cumprir a decisão. Os moradores querem que a gente desaproprie a área, mas hoje o MPE disse que até pode desapropriar, todavia, não é certeza de que será os mesmos invasores, os ganhadores. Porque eles têm uma lei que diz que tem de ter um sorteio em praça publica e o sorteio não pode ser afrontado”, explicou o prefeito.

Ainda segundo Marquinhos, tal ação pode incentivar a invasão de mais áreas particulares. O prefeito garantiu que a remoção das 470 famílias será feita após planejamento. “Esta tudo construído em áreas de preservação permanente (APP) em ruas, em calçadas e o fato deles estarem na lista da Emha há muito tempo, não lhes dá o passaporte para invadir áreas. A conclusão é que secretário de segurança do Estado vai traçar um planejamento com a melhor maneira para se cumprir essa liminar”, disse.

O advogado Alexandre Moreira, que participou da reunião como representante da comunidade frisou que o resultado da reunião foi “infrutífero”, já que esperava uma intervenção municipal em prol das famílias. Moreira reitera que o Samambaia abriga 470 família e a área da Homex, que depende de mesma decisão, 1,2 mil famílias.

“Estávamos esperando uma intervenção do poder público municipal, por parte da prefeitura, mas a reunião de duas horas se registrou infrutífera. Os moradores, agora, vão decidir o que fazer e nós (defesa) vamos aguardar a decisão do Tribunal na quarta. Foi feito um agravo de instrumento com recurso pela parte que se diz proprietária e eu fiz um recurso que se chama agravo interno. Então, é um colegiado de três desembargadores que podem mudar a decisão do desembargador relator que concedeu a liminar de reintegração”, explicou.

Nos siga no Google Notícias