ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ministério do Turismo valida projeto para revitalização da rotunda

Espaço da antiga RFFSA na Rua 14 de Julho está habilitado a ser restaurado por meio de financiamentos nacionais e internacionais

Humberto Marques | 07/01/2019 19:13
Antes usada para manutenção de trens, rotunda será um espaço multiuso. (Foto: PMCG/Divulgação)
Antes usada para manutenção de trens, rotunda será um espaço multiuso. (Foto: PMCG/Divulgação)

Proposta da Prefeitura de Campo Grande para revitalizar a rotunda ferroviária recebeu o selo +Turismo, concedido pelo Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo), o que, conforme o Paço Municipal, significa a validação da proposta e mais uma etapa para a conversão do local em um espaço multiuso e atrativo turístico da cidade.

O selo +Turismo é dado a projetos que contribuam para a estruturação do setor e ao fomento do desenvolvimento local e regional. Juliane Salvadori, superintendente de Turismo da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), disse que o título representa “a validação de nossa proposta de reestruturar a rotunda e dar vida ao local”. Segundo ela, o município buscou o financiamento da obra para revitalizar o espaço, “e estamos esperançosos para que ele sai e contemple nossa iniciativa”.

A Sectur inscreveu o projeto para requalificação da rotunda no fim de 2018, recebendo o selo pouco depois, pelo fato de a Capital integrar o Mapa do Turismo Brasileiro –a Rota Caminho dos Ipês–, ter um Fórum e Plano Municipais de Turismo, bem como atender outras exigências do Prodetur. Com isso, o está apto a acessar recursos de financiamentos nacionais e internacionais.

A intenção é, a partir da rotunda –estrutura entre as Ruas 14 de Julho e dos Ferroviários, após a Estação Central, que era utilizada para manutenção de locomotivas e vagões da Noroeste do Brasil e, depois, da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal)– criar um ponto de movimentação cultural e turístico na cidade, a partir do patrimônio da antiga NOB, composto também pelas antigas residências de funcionários da estrada de ferro.

O local deve ser convertido em um espaço multiuso, que abrigue eventos, oficinas, shows, exposições e espetáculos; uma biblioteca contemporânea com área de convivência e acessibilidade; salas de dança; e espaço para um teatro em formato que permita maior contato entre artistas e a plateia.

Nos siga no Google Notícias