A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

26/05/2014 16:30

Ministério Público quer que prefeitura feche 20 mil poços em Campo Grande

Josemil Arruda
Promotora diz que não pode ter poço quando há rede pública de abastecimento de água (Foto: arquivo)Promotora diz que não pode ter poço quando há rede pública de abastecimento de água (Foto: arquivo)

O Ministério Público Estadual quer que a Prefeitura de Campo Grande lacre poços que existem em cerca de 20 mil imóveis da cidade. A recomendação foi feita 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, que tem como titular Andreia Cristina Peres da Silva.

A promotora faz recomendação de que as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico (Semadur) promova o “tampamento” definitivo e compulsório de todos os poços alternativos de captação de água em todos os imóveis que sejam servidos pela rede pública de abastecimento.

Segundo ela, a quantidade estimada de imóveis residenciais e comerciais com poço é de 20 mil , incluindo escolas, hotéis, restaurantes, padarias, clínicas e hospitais.

A recomendação é baseada do Decreto Municipal 12.071, de 27 de dezembro de 2012, que regulamenta o serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande. O art. 9º dessa normal legal estabelece: “Não será permitida a utilização de poços e outras fontes alternativas para o abastecimento em locais alcançados pela rede pública de abastecimento de água...”

No ano passado, o Ministério Público ingressou na Justiça com ações para que os hoteis de Campo Grande fossem obrigados a fechar os poços que utilizam na cidade. Numa das ações, o juiz de primeira instância negou o pedido contra um estabelecimento hoteleiro.

 

Justiça nega pedido do MPE para fechar poços artesianos de hotéis
A Justiça de Campo Grande negou o pedido do MPE/MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) e manteve o direito de três hotéis manterem em...
MPE processa hotéis de Campo Grande por usar água de poço e fossa
Hotéis de Campo Grande, que utilizam água de poço e fossas, e que são boa parte dos empreendimentos do setor, estão sendo processados pelo Ministério...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions