ACOMPANHE-NOS    
JULHO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Monitor aponta apenas 7% de vagas em leitos de terapia intensiva na Capital

Painel não contabiliza certos tipos de leitos, o que pode gerar algumas divergências

Por Guilherme Correia | 08/03/2021 10:06
Paciente recebe soro durante atendimento em leito de UTI na Santa Casa (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo)
Paciente recebe soro durante atendimento em leito de UTI na Santa Casa (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo)

Cerca de 7,4% dos leitos de terapia intensiva nos hospitais públicos e privados de Campo Grande estão com vagas disponíveis, de acordo com dados do painel Mais Saúde. Os demais 92,6% estão ocupados por pacientes de todo tipo de agravo de saúde, mas quase metade (44%) são apenas de covid-19.

Na prática, das 406 UTI's (Unidades de Terapia Intensiva) disponíveis, 376 estavam preenchidas, em balanço consolidado até o final deste domingo (7).

A plataforma elaborada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), contudo, desconsidera leitos contratados na rede particular e os que não são habilitados oficialmente pelo Ministério da Saúde. Logo, a quantidade vai ser menor do que o que é visto na prática nos estabelecimentos de saúde, e a "taxa de ocupação" maior.

Outro fator importante a ser considerado é a data de consulta desse sistema, já que até a manhã desta segunda-feira (8), maioria das instituições ainda não inseriram  dados. Portanto, divulgar a "parcial" pode revelar uma falsa estatística, já que, unidades como o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) ainda não divulgaram informações.

O levantamento feito pelo Campo Grande News se baseou na consolidação feita com base nos dados de ontem. A tabela abaixo mostra a relação exata de cada lugar:

Estabelecimento de saúdeTotal leitos UTILeitos UTI ocupados
Maternidade Cândido Mariano2020
Clínica de Campo Grande3535
Hospital Universitário2929
Hospital São Lucas00
Hospital Regional138126
Hospital São Julião
00
Hospital Unimed5042
Proncor2020
Santa Casa114104
Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário