ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Moradores da Praça Aquidauana vão ao MPE para barrar dogueiros

Paula Maciulevicius | 21/09/2011 18:11

População afirma que prefeito disse que suspenderia obras até que fosse decidido para onde ambulantes seriam transferidos

Moradoras foram até MPE pedir pelo embargo da obra que caminha para detalhes finais. (Foto: Simão Nogueira)
Moradoras foram até MPE pedir pelo embargo da obra que caminha para detalhes finais. (Foto: Simão Nogueira)

Na tarde desta quarta-feira, moradores da região da Praça Aquidauana procuraram o Campo Grande News sobre as declarações feitas pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB) em relação a ida dos dogueiros para o local.

Segundo os moradores, na reunião feita ontem, ficou acordado que as obras na praça estariam suspensas até que os dogueiros fossem redistribuídos.

“Ele disse que se algum não tivesse onde ficar, dois ou três que iriam para lá, mas isso só com o nosso consentimento, mas ele disse que faria de tudo para não ir nenhum”, conta a moradora Ângela Garcia, de 43 anos.

Hoje em evento para prefeitos do interior do Estado, Nelsinho afirmou que a Praça Aquidauana não será o único a alojar temporariamente os trailers.

“Na Praça vai ficar um número definido de comerciantes. Estamos procurando outros locais para a instalação de todos eles”, comentou.

O prefeito disse ainda que na reunião que teve com os moradores da região da praçaprometeu que o alojamento dos dogueiros será temporário até a finalização das obras da Orla Ferroviária, e que com o final do processo, o local será revitalizado. A expectativa é que cerca de 20 trailers fiquem na Praça Aquidauana.

“Ele ficou de conversar com os dogueiros e procurar a gente. Nós esperávamos a posição dele. Não aceitamos esses 20 dogueiros que ele disse que iriam para lá. Até porque se vai redistribuir, que redistribuição é essa de 20 dogueiros num só lugar?” questiona a moradora Walquiria Matos, de 35 anos.

A questão está num impasse tão grande que os moradores foram até a 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, conversar com a promotora de Meio Ambiente Andréia Cristina Peres da Silva. O pedido é para que a obra seja embargada, assim como foi em relação a ida dos dogueiros para o Horto Florestal.

Praça Aquidauana segue com obra para instalação dos dogueiros. (Foto: João Garrigó)
Praça Aquidauana segue com obra para instalação dos dogueiros. (Foto: João Garrigó)

“Já tem o pedido de embargo. Ali é um corredor cultural, como que se destrói em meia hora? Se você ver foto de antes, era verde, com árvores. Acabou tudo, virou cimento”, coloca Walquiria.

Ainda de acordo com os moradores a suspensão não só não aconteceu, como a obra continua e a todo vapor.

“Já tem pia, torneira, eles estão arrumando tudo para ficar pronto ainda hoje parece”, completa Ângela.

Transferência - Os dogueiros foram removidos da avenida Afonso Pena devido às obras de revitalização da via. A Praça Aquidauana e os outros locais onde serão instalados os trailers, ainda não anunciados pela prefeitura, serão uma “trampolim” até a transferência final para a Orla Ferroviária, prevista para ficar pronta em fevereiro de 2012.

A Praça Aquidauana já está recebendo obras para receber os dogueiros, após a desistência da prefeitura de transferi-los para o Horto Florestal. O presidente da Amval (Associação Municipal dos Vendedores de Lanches), Emerson Nascimento, disse anteriormente que os comerciantes estão aguardando a obra ficar pronta para a mudança.

Na semana passada Nelsinho Trad declarou, em comunicado divulgado no site da Prefeitura de Campo Grande, que reviu a transferência dos dogueiros para a pista de bicicross nas proximidades do Horto Florestal, outro local cogitado para a transferência.

Nos siga no Google Notícias