A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/02/2016 15:35

Moradores denunciam descarte irregular de remédios vencidos na Vila Sobrinho

Fernanda Yafusso
Caixas com remédios vencidos há quatro anos foram descartadas de forma irregular na rua (Foto Direto das Ruas)Caixas com remédios vencidos há quatro anos foram descartadas de forma irregular na rua (Foto Direto das Ruas)

Pelo menos três caixas cheias de remédios genéricos vencidos foram descartadas de forma irregular em uma travessa que fica entre duas farmácias na Vila Sobrinho. Não há, no entanto, qualquer comprovação de que os estabelecimentos tenham sido responsáveis pelo descarte.

As caixas estavam na rua Dolores, esquina com a rua Fernando Luiz Fernandes, e, segundo a denúncia feita por um leitor do Campo Grande News, moradores passavam pelo local e por curiosidade acabavam mexendo nos produtos.

A reportagem foi até o local e constatou que eram remédios vencidos há 4 anos. Em sua maioria, medicamentos para tratamento de hipertensão.

Dentre eles estão: o colírio Maleato de Timolol (utilizado para controle da pressão do globo ocular para quem tem glaucoma), Cloridrato de Propranolol, Aciclovir (remédio utilizado para tratamento de herpes), Besilato de Anlodipino, Captopril, Cimetidina e Aglicon-Soy. Além de pomadas ginecológicas, como Valerato de Betametasona, Nitrofural e outra para uso tópico, a Propionato de Clobetasol. 

De acordo com uma dona de casa que mora ali perto e não quis se identificar, ao parar com o carro para ir até uma das farmácias, ela encontrou as caixas jogadas na esquina.

"Era umas 10h e eu desci do carro para ver o que era, percebi que eram remédios genéricos vencidos. Achei aquilo um perigo, tirei a foto e mandei. Quando eu estava voltando tinha uma senhora mexendo nas caixas e a alertei que estavam estragados, que era perigoso", explica.

O local onde as caixas foram abandonadas fica próximo de duas farmácias, ambas negaram envolvimento no caso. Em uma delas, um funcionário, que pediu para não ser identificado, explicou que na loja o descarte é feito de acordo com as regras da empresa.

"Mensalmente, é realizada uma verificação nos prazos de validades dos produtos. E caso estejam para vencer, eles são encaminhados para o centro de distribuição da própria empresa, onde é descartado da forma correta", relata.

Já a assessoria da empresa Solurb, concessionária da coleta de lixo em Campo Grande, esclareceu em nota que é a responsável por coletar remédios vencidos da rede municipal de saúde e, também, de alguns hospitais do município. Além disso, todos os medicamentos vencidos coletados pela empresa são encaminhados para a incineração.

"Em relação aos remédios vencidos gerados na rede de saúde, todos são encaminhados para a Farmácia Central, onde realizamos a coleta, em relação aos remédios vencidos gerados nos hospitais, esses são coletados por demanda, separadamente do restante dos resíduos hospitalares", explica a assessoria.

Ainda segundo a concessionária, os moradores que tenham medicamentos vencidos em casa, devem levar os mesmos a qualquer unidade de saúde, onde serão encaminhados para a destinação correta.

Direto das Ruas - A sugestão acima foi enviada à redação do Campo Grande News via WhatsApp, pelo canal Direto das Ruas. Pelo número (67) 9687-7598 ou então pelo e-mail redacao@news.com.br, podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos.

Homem ingere quantidade excessiva de remédios, passa mal e morre em UPA
Um homem, de 50 anos, morreu na madrugada deste sábado (30) pouco tempo depois de dar entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Univer...
Prefeitura e Sebrae fazem estudo em lojas para revitalizar rua 14 de Julho
A prefeitura de Campo Grande a o Sebrae de Mato Grosso do Sul estão realizando na rua 14 de Julho, Centro da cidade, um estudo técnico em 230 lojas, ...
Mau atendimento e buracos em pista atrapalham alunos em prova do Detran
O mau atendimento prestado por alguns dos examinadores e buracos presentes na pista de provas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions