A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

28/11/2012 12:59

Moradores do Aero Rancho ganham novas geladeiras e lâmpadas

Doações foram feitas pela Enersul e governo do Estado, por determinação de lei federal

Nadyenka Castro
Governo e Enersul entregaram geladeiras a 320 moradores do Aero Rancho. Governo e Enersul entregaram geladeiras a 320 moradores do Aero Rancho.

Moradores do Aero Rancho, em Campo Grande, agora têm geladeiras e lâmpadas novas. Tudo para reduzir a conta de energia elétrica.

Os 320 eletrodoméstico e as lâmpadas foram entregues pela Enersul e pelo governo do Estado e fazem parte do Programa de Eficiência Energética, determinado por lei federal.

A legislação manda concessionárias de energia de todo o País reverter 0,5% do faturamento em programas de eficiência. No Estado, pelo menos desde 2007, a determinação é cumprida em entrega de geladeiras e lâmpadas à população de baixa renda e também troca de fiação.

Nesta quarta-feira, a primeira entrega de 2012, a doméstica Lauzina Neves Santos, 53 anos, foi uma das 320 pessoas que receberam o eletrodoméstico. “Agora a gente sabe que vai economizar”, disse. A nova entra no lugar da que Lauzina havia ganhado há muitos anos da patroa.

Laura Rubislaine Campos Arguelho, 32 anos, também vai ter geladeira nova. “A nossa era emprestada”, conta. O eletrodoméstico antigo será devolvido à cunhada.

Diretor de operações da Enersul, Mário Guilherme Romano explica que as geladeiras que estão sendo trocadas consomem, em média, 75 quilowatt-hora por mês, já as novas, 15 quilowatt-hora mensalmente.

Conforme o diretor, trocar o eletrodoméstico não é a única maneira de reduzir a conta de energia. “Tem que fazer bom uso. Deixar 10 centímetros afastado da parede”, lembra.

Ele cita também passar roupas de uma vez só, lavar em grande quantidade – quando há uso de máquina – e pintar as paredes com cores claras para evitar acender luzes durante o dia.

De acordo com o governador André Puccinelli (PMDB), desde o início do programa, em Campo Grande, já foi feita troca de fiação de 12.351 residências, trocadas51.940 lâmpadas e entregues 5.248 geladeiras.

No Estado, foram 30 mil casas com fiação nova, 54 mil lâmpadas e entregues 13 mil geladeiras. “Eu podia pegar esse lucro [0,5% da Enersul] e colocar ar-condicionado na governadoria. Nós preferimos, no nosso governo, distribuir”, disse.

Quem ganha - Além de ganhar geladeiras, os moradores recebem orientações e intervenções para reduzir o consumo.

Pode ganhar o eletrodoméstico famílias de baixa renda, com consumo médio nos últimos três meses de 80 a 220 quilowatt-hora, não ter débitos, nem indícios de fraude.

As geladeiras antigas são levadas para Paulínea, São Paulo, onde os componentes são separados para serem reutilizados. 


Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


É ISTO AI ! Parabéns ao nosso governador André , ele é muito eficiente parabens
 
Ely Monteiro em 28/11/2012 13:43:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions