A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

28/11/2012 12:59

Moradores do Aero Rancho ganham novas geladeiras e lâmpadas

Doações foram feitas pela Enersul e governo do Estado, por determinação de lei federal

Nadyenka Castro
Governo e Enersul entregaram geladeiras a 320 moradores do Aero Rancho. Governo e Enersul entregaram geladeiras a 320 moradores do Aero Rancho.

Moradores do Aero Rancho, em Campo Grande, agora têm geladeiras e lâmpadas novas. Tudo para reduzir a conta de energia elétrica.

Os 320 eletrodoméstico e as lâmpadas foram entregues pela Enersul e pelo governo do Estado e fazem parte do Programa de Eficiência Energética, determinado por lei federal.

A legislação manda concessionárias de energia de todo o País reverter 0,5% do faturamento em programas de eficiência. No Estado, pelo menos desde 2007, a determinação é cumprida em entrega de geladeiras e lâmpadas à população de baixa renda e também troca de fiação.

Nesta quarta-feira, a primeira entrega de 2012, a doméstica Lauzina Neves Santos, 53 anos, foi uma das 320 pessoas que receberam o eletrodoméstico. “Agora a gente sabe que vai economizar”, disse. A nova entra no lugar da que Lauzina havia ganhado há muitos anos da patroa.

Laura Rubislaine Campos Arguelho, 32 anos, também vai ter geladeira nova. “A nossa era emprestada”, conta. O eletrodoméstico antigo será devolvido à cunhada.

Diretor de operações da Enersul, Mário Guilherme Romano explica que as geladeiras que estão sendo trocadas consomem, em média, 75 quilowatt-hora por mês, já as novas, 15 quilowatt-hora mensalmente.

Conforme o diretor, trocar o eletrodoméstico não é a única maneira de reduzir a conta de energia. “Tem que fazer bom uso. Deixar 10 centímetros afastado da parede”, lembra.

Ele cita também passar roupas de uma vez só, lavar em grande quantidade – quando há uso de máquina – e pintar as paredes com cores claras para evitar acender luzes durante o dia.

De acordo com o governador André Puccinelli (PMDB), desde o início do programa, em Campo Grande, já foi feita troca de fiação de 12.351 residências, trocadas51.940 lâmpadas e entregues 5.248 geladeiras.

No Estado, foram 30 mil casas com fiação nova, 54 mil lâmpadas e entregues 13 mil geladeiras. “Eu podia pegar esse lucro [0,5% da Enersul] e colocar ar-condicionado na governadoria. Nós preferimos, no nosso governo, distribuir”, disse.

Quem ganha - Além de ganhar geladeiras, os moradores recebem orientações e intervenções para reduzir o consumo.

Pode ganhar o eletrodoméstico famílias de baixa renda, com consumo médio nos últimos três meses de 80 a 220 quilowatt-hora, não ter débitos, nem indícios de fraude.

As geladeiras antigas são levadas para Paulínea, São Paulo, onde os componentes são separados para serem reutilizados. 




É ISTO AI ! Parabéns ao nosso governador André , ele é muito eficiente parabens
 
Ely Monteiro em 28/11/2012 13:43:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions