ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Moradores do Cel. Antonino reclamam de roubos em plena luz do dia

Helton Verão | 08/09/2013 09:10
Cansados dos roubos, vizinhos já instalaram segundo tipo de cerca elétrica e instalaram câmeras no telhado (Foto: Marcos Ermínio)
Cansados dos roubos, vizinhos já instalaram segundo tipo de cerca elétrica e instalaram câmeras no telhado (Foto: Marcos Ermínio)
Artista plástica teve a casa arrombada no feriado do aniversário da Capital e agora investirá alto em segurança. (Foto: Marcos Ermínio)
Artista plástica teve a casa arrombada no feriado do aniversário da Capital e agora investirá alto em segurança. (Foto: Marcos Ermínio)

Cerca elétrica, alarme, grades, cadeados, cães de guarda, segurança particular e por aí vai. Essa é uma breve e cara lista, que moradores do bairro Coronel Antonino são obrigados a providenciar para combater os roubos e furtos na região. O que chama mais atenção é que os bandidos agem na maioria das vezes a luz do dia.

É rara uma residência que não tenha algum dos itens de segurança listados acima ou que nunca recebeu a indesejada visita dos bandidos. “Moro aqui há um ano e entraram no último feriado. O que assusta é o número de roubos e furtos que têm acontecido em toda vizinhança, difícil encontrar um vizinho que não tenha sido visitado pelos ladrões e na maioria das vezes a luz do dia”, reforça a artista plástica Ana Lúcia Guimarães, de 41 anos.

De acordo com a senhora que mora na rua Estevão Alves Correa, o antigo proprietário da casa onde mora, mudou dali por não aguentar mais ter a casa invadida por bandidos.

A moradora acha que a maioria dos roubos e furtos ocorre para o consumo de droga. “Aqui perto, a algumas quadras, existe uma boca de fumo, tudo que eles levam é para trocar por droga. No último domingo por volta das 8 horas ouvimos os gritos de pega ladrão, e os moradores correram até cercar e amarrar o rapaz para a polícia”, relembra a artista plástica.

Nelicio trabalha de vigilante noturno e afirma que os furtos acontecem a luz do dia (Foto: Marcos Ermínio)
Nelicio trabalha de vigilante noturno e afirma que os furtos acontecem a luz do dia (Foto: Marcos Ermínio)

Próximo passo na residência de Ana Lúcia é a instalação de novas grades e câmeras de segurança. “Pode olhar para a casa daquela vizinha, eles agora colocaram câmera no telhado depois de serem roubados três vezes só neste ano. Os ladrões se aproveitam de moradores que passam o dia inteiro fora para roubar”, argumenta.

Outro vizinho que mora há 18 anos na mesma rua de Ana Lúcia, também confirma a situação das invasões dos ladrões durante o dia. “A situação nunca esteve tão critica quanto hoje, difícil ver uma casa sem cerca elétrica ou alarme aqui e as que não tiverem estão visadas”, lamenta o vigilante Nelicio da Silva, de 36 anos.

A vizinhança lembra de um roubo recente, quando os bandidos arrombaram a o portão da vizinha de Ana Lúcia e entraram com um carro para colocar tudo o que queriam dentro.

Sobre a segurança oferecida pela Polícia Militar na região, os moradores reclamam que dias atrás um policial que passava com uma viatura no bairro foi questionado sobre a possibilidade de mais rondas, o homem foi pessimista e deu uma sugestão. “Falou que para a região do bairro (Norte) apenas uma viatura é destinada para rondas. Ainda indicou que os moradores façam um abaixo-assinado para tentar conseguir mais rondas para o local”, conta Ana Lúcia.

Resposta – A major da Polícia Militar, Sandra Alt, desconhece a situação de vários roubos no bairro Coronel Antonino e desmente a versão contada sobre apenas uma viatura disponível. “Desconheço esse problema na região, tanto que no levantamento bimestral não consta essa região como as com mais ocorrência”, respondeu Sandra.

Sobre a cobertura da Polícia na região, a Major lembra que na região Norte existem duas bases, uma no Coophasul e outra no Nova Lima, cada uma com suas viaturas. “Além disso, existe o policiamento comunitário e da Força Tática”, concluí a Major.

Questionada sobre o número de militares, viaturas e motos destinadas para a região norte, a Major Sandra respondeu que esse tipo de balanço não é divulgado por questão de segurança.

Nos siga no Google Notícias