A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

28/11/2013 10:40

Moradores usam criatividade para protestar contra buracos em ruas

Aliny Mary Dias e Luciana Brazil
Morador pintou o nome do prefeito para protestar contra buraqueira na Avenida Guaicurus, na saída para São Paulo (Foto: Cleber Gellio)Morador pintou o nome do prefeito para protestar contra "buraqueira" na Avenida Guaicurus, na saída para São Paulo (Foto: Cleber Gellio)

Cansados de pedir e esperar soluções para problemas que aparecem há anos no asfalto de algumas ruas da Capital, alguns moradores recorrem à criatividade e ao bom humor para chamar a atenção das autoridades para os bairros onde vivem. O principal alvo dos protestos é a "buraqueira" que surge e só aumenta a cada chuva. 

Quem resolveu sair de casa e tomar uma atitude nos últimos dias foi um morador que vive na região da Avenida Guaicurus, região sul da Capital. Cansado dos buracos nas via que mais parece uma “colcha e retalhos”, o autor da proeza pintou nomes de políticos próximo dos buracos.

Alcides Bernal, Nelson Trad e André Puccinelli foram lembrados pelo morador que fez o protesto para chamar a atenção das autoridades.

Morador do bairro Universitário, o estudante Fabio Alexandre, 33 anos, avalia a atitude do “pintor” como positiva. “Eu achei uma forma criativa que usaram para chamar atenção. Faz muito tempo que a Guaicurus está assim e precisa ser arrumada”, conta o morador.

Buraco na Avenida Lúdio Martins Coelho ganhou decoração (Foto: Marcos Ermínio)Buraco na Avenida Lúdio Martins Coelho ganhou "decoração" (Foto: Marcos Ermínio)

E essa não foi a primeira vez que a mesma avenida virou alvo da criatividade campo-grandense. No fim do mês passado, moradores revoltados com os buracos pintaram os tributos pagos ao Governo para protestar.

Os buracos foram circulados com tinta branca e dizeres como “Deposite aqui o seu IPVA” demonstraram a indignação e chamaram a atenção de motoristas que passavam pelo local.

Na Avenida Lúdio Martins Coelho, no Bairro Bom Jardim, outro buraco também amanheceu ontem (27) pintado por alguém que cobra solução para o problema. Também com tinta branca, o morador pintou em letras grandes: “IPVA do povo”.

Apesar do protesto bem humorado, há aqueles que não concordam com a atitude. Valdir Rodrigues, 55 anos, é dono de uma madeireira localizada em frente ao buraco e critica a atitude do morador.

Placa de proibido pescar foi outra alternativa encontrada por moradores no centro da Capital (Foto: Cleber Gellio)Placa de proibido pescar foi outra alternativa encontrada por moradores no centro da Capital (Foto: Cleber Gellio)

“Esse buraco apareceu esses dias por causa da chuva. As pessoas não tem nada para fazer, o buraco não é tão grande assim”, conta o comerciante.

Criativos – Outro buraco alvo dos protestos pacíficos foi um buraco localizado na esquina das ruas Rui Barbosa e 26 de Agosto, no Centro da Capital.

Uma placa com a frase “Proibido pescar: piracema” usou do bom humor para também chamar a atenção para o problema no asfalto. Quem circula pela região, afirma que o mesmo buraco foi aberto há cerca de duas semanas.



Críticas e julgamentos precipitados dos moradores da cidade de Campo Grande - MS, observei que veio a tona quando Bernal esta no poder sendo que o asfalto realizado e milhares de "crateras" são do antigo prefeito junto com o atual governador do estado.
Isso estão registrados nas fotos de inauguração do dia 26 de agosto, bem como as sinalizações históricas das numeração das obras 986° ,999°, 1000N° Obra.
Buracos só para o povo!
"O pior cego é aquele que não quer ver"
 
Pedro Souza em 01/01/2014 09:37:02
Esta sinalização dos buracos em campo grande com o nome Bernal... se esta proposta foi feita em Dourados, deus nos acuda, vai faltar tinta.
 
Antonio Porto em 28/11/2013 18:00:24
Onde foi o dinheiro do aluguel e da construção da câmara vamos sociedade pedir satisfação se eles não quer ir para rodoviária porque esta perto do povo o que eles quer. ha já sei enricar como antes com o nosso dinheiro ou com o dinheiro dos empresários favorecidos acorda Brasil.
 
nani rezende em 28/11/2013 16:57:56
NINGUEM ENTENDE O NOSSO GOVERNANTE FUTURISTA, O BERNAL NÃO TAPA OS BURACOS PARA QUE OS MOTORISTAS NÃO CORRAM MUITO, ISSO É SEGURANÇA, O MARCIO QUE QUEBROU A SUSPENSÃO, DEVIA ESTAR ACIMA DE 40, NÃO PODE, A INTENÇÃO DELE É QUE NO FUTURO NÃO EXISTA QUEBRA MOLAS, SÓ BURACO, AÍ NINGUEM CORRE E NINGUEM MORRE. PARABENS BERNAL, SEMPRE INOVANDO COM TECNOLOGIA DE PONTA, VAMOS FAZER ISSO NAS ESTRADAS TAMBEM, LOGO CAMPO GRANDE SERÁ A CAPITAL MAIS ESBURACADA MAS POREM A MAIS SEGURA NO TRANSITO. É O BERNAL DEIXANDO DE TRABALHAR PARA A SUA SEGURANÇA!!!! VIXI DEU SLOGAN.
 
maximiliano nahas em 28/11/2013 16:52:57
Esses buracos são eranças da administração anterior como a nossa sociedade foi feita acreditar nos outros e não na realidade convivemos com esse Brasil de contos de fada ou de terror.............
 
mari irala em 28/11/2013 16:44:27
Antes os buracos surgiam sim mas logo eram tampados ,atualmente passo em ruas que tem buraco a mais de 6 meses ,será que o Bernal não se lembra das ruas onde ia distribuir a cesta básica aos necessitados em época de campanha ,como estavam e agora ele se esqueceu daquelas ruas afinal quem o elegeu na sua maioria foram estes coitados que hoje são mal tratados e esquecido pelo então prefeito. Sr. Bernal com tantos cursos disponíveis On Line trate de se qualificar em gestão e deixar de ser infantil falando que tudo que te acontece trata se de perseguição politica me poupe vai trabalhar .
 
Fabiana Ramos em 28/11/2013 16:37:36
FORA BERNAL!
 
Alberto Joanir em 28/11/2013 16:18:10
tinha as seguintes palavras, IPVA, enganadores, IPTU, ladroes, Saraiva, Romero, Giroto, Edil, sejamos justos.................
 
stela medeiros em 28/11/2013 16:14:16
Sim, Bernal é o atual legislador, precisa se preocupar mais com a cidade, 20% do seu mandato está passando...na campanha ele disse que não tamparia os buracos e sim recapeamento... nada... as faixas de pedestres também estão sumindos...Semy é um execelente Secretário, deve estar faltando projetos e uma boa articulação em Brasilia. Na Terra de Dantes tudo continua como antes!
 
Ciro Ferreira em 28/11/2013 15:36:31
O bernal fez promessa, não fez?

que agora cumpra!!!
 
ronaldo ferreira em 28/11/2013 14:54:19
Olha ontem por volta das 20 horas passando, pela av. Capital, passei numa cratera, ou seja em um buraco na rua (DO BERNAL), e tive a suspensão do meu carro estragado, vou gastar em torno de R$ 700,00 para arrumar, isto tudo por falta de competencia desse srzinho chamado bernal, até quando vamos aguentar isto, sinceramente acho que só exportando este senhorzinho daqui do nosso estado, se possivel do nosso pais, tenha paciencia viu,
 
marcio bezerra em 28/11/2013 14:41:56
E por causa desses buracos já perdi 2 calotas =/
sacanagem hein!!!!
 
Renata delmondes em 28/11/2013 14:40:30
mais que JUSTO !
 
Thiago Baldonado em 28/11/2013 14:00:14
Concordo com o povo, só discordo no sentido de ter apenas o nome do BERNAL, e os políticos anteriores? Afinal a crise da "BURAQUEIRA" não começou com a posse do prefeito atual, isso vem de muitos anos, muitos prefeitos, muitos governadores. Ou seja, muitos e muitos políticos anteriores.
 
Estela Marques em 28/11/2013 13:44:29
Engraçado, o povo fala do Bernal, mais as ruas da capital sempre foram ruins e cheias de buracos. Os asfaltos foram feitos bem antes da gestão do Bernal.
Não gosto do Bernal, mas o que mais de deixa irritado, é esse bando com dor de cotovelo que não aceita a derrota ficar jogando a culpa no atual prefeito. Vão trabalhar que vcs ganham mais.
 
marcio henrrique em 28/11/2013 13:43:55
Não quero defender o prefeito mas seja feita justiça, estes buracos tratam-se de obras mal feitas da administração anterior...
 
Cassiano Jorge em 28/11/2013 13:36:25
Moradoes? sei nao...
 
joao de deus em 28/11/2013 13:16:02
o povo esta preocupado com buracos e ainda colocando nome (BERNAL), voces elegeram o cara e agora ficam ai cobrando kkkk
 
eraldo a bento em 28/11/2013 12:57:38
acho que esta faltando dissernimento no povo porque nao e de hoje que ha buracos na capital e facil criticar quem esta no cargo agora... porque nao cobraram do prefeito anterior????
 
marcia lima em 28/11/2013 11:57:44
A av. guaicurus está assim há mais de 10 anos e a culpa é do Bernal,quantos porcarias já passaram por lá e não fizeram nada, mas tudo cai nas costas do Bernal. Tenham dó, o cara está lá a menos de um ano, ele não é Santo que supostamente fazem milagres, quem dirá ele....... SANTO BERNAL DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS
 
YTAMARA BARBOSA em 28/11/2013 11:41:33
Engraçado. Os buracos sempre existiram, a chuva nesse período não dá trégua contribuindo para arrancar os tapa buracos do Nelsinho e agora, só agora a população resolveram "reivindicar" com desenhos no asfalto para já tirar a foto e mandar para a mídia. Coisa armada, todo mundo sabe disso. Quer contribuir como um cidadão decente? Deixe o seu recado no portal da Secretaria de Obras, é fácil!
 
Gabriela Nunes em 28/11/2013 11:41:16
Muito bem mas acho que vamos ter que pinta a Guaicurus todinha, por que a cada dia so aumenta os buracos isso ja vem a varios anos.Só vao la joga uma massinha mau feita ai fica lindo, vem a chuva e leva tudo.Melhor gasta mas e fazer um serviço bem feito que vai durar.Aqueles buracos é um perigo para os motoqueiros, eu vou começar a usar aquela avenida todos os dias como caminho, ja esta dando medo....