ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Morto atropelado, Edson deixou alerta sobre direitos de pessoas com deficiência

Acidente aconteceu próximo ao cruzamento da avenida com a Rua Ângela Espíndola Queirós

Aletheya Alves | 28/08/2020 17:09
 Edson Carlos da Silva Carvalho, de 54 anos, morreu atropelado na manhã desta sexta-feira (28). (Foto: Reprodução/Facebook)
 Edson Carlos da Silva Carvalho, de 54 anos, morreu atropelado na manhã desta sexta-feira (28). (Foto: Reprodução/Facebook)

Em luto, o Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos) Florisvaldo Vargas acende o alarme para direitos básicos de pessoas com deficiência na cidade. A entidade e amigos ficaram indignados com a morte de Edson Carlos da Silva Carvalho, após atropelamento na Avenida Guaicurus.

Com baixa visão, Edson, de 54 anos, tentava atravessar a avenida quando foi atropelado no Jardim Colibri. Comunicando sobre a morte no Facebook chama atenção para uma ironia. “Fechamos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com essa triste notícia”.

Professor de Edson há cerca de três anos, Samuel Belém Gomes conta que a dedicação era traço marcante do aluno. “Um cara fenomenal, atuante, tocava muito bem o surdo. Ele foi um dos primeiros integrantes do grupo de percussão e era meu braço direito”, diz.

De fora do Estado, Edson trabalhava no ramo industrial e era conhecido pela alegria, de acordo com Samuel. “Ele contava piadas, sempre colocava um samba para a gente escutar enquanto a aula não começava. Muito triste pensar no que aconteceu”.

Acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Guaicurus com a Rua Ângela Espíndola Queirós. (Foto: Silas Lima)
Acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Guaicurus com a Rua Ângela Espíndola Queirós. (Foto: Silas Lima)

Além da tristeza, o professor de percussão fala sobre a atenção que é necessária com casos do tipo. “De um lado temos essa tristeza com a morte, de outro vem o pensamento que existem outros como ele. A gente precisa dar atenção para sinalização e necessidades que pessoas com deficiência precisam na cidade”, explica.

Diretor do Ismac, Marcio Ramos diz que o momento é de luto, sem muitas palavras, “é o sentimento de tristeza pela perda de uma pessoa próxima. A gente nem consegue falar muito, mas pensamos também na acessibilidade”.

Entre os dias 21 e 28 de agosto é realizada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema escolhido para este ano foi "protagonismo empodera e concretiza a inclusão social".

Acidente - O atropelamento aconteceu por volta das 11h desta sexta-feira (28), no cruzamento da Avenida Guaicurus com a Rua Ângela Espíndola Queirós. Mesmo com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tentando manobras de ressuscitamento, Edson não resistiu e morreu no local.

Sem habilitação, o motorista dirigia um Nissan Livina e relatou à polícia que trabalhava em uma oficina próxima, por isso fazia um test drive.

Nos siga no Google Notícias