ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Motoristas fazem buzinaço em protesto contra interdição do aterro

Aline dos Santos e Julia Kaifanny | 16/12/2016 12:06
Veículos com caçamba foram levados para a ruas durante protesto. (Foto: Fernando Antunes)
Veículos com caçamba foram levados para a ruas durante protesto. (Foto: Fernando Antunes)

Com buzinaço, cem  caminhões caçamba circulam por Campo Grande em protesto contra o fechamento do aterro de entulhos, no Jardim Noroeste. O local, único lugar “oficial” para descarte dos restos da construção civil, foi fechado ontem pela prefeitura após decisão judicial.

Nesta sexta-feira (dia 16), os motoristas dos caminhões caçamba fizeram protesto no bairro. Em seguida, os veículos saíram pela avenida João Arinos e rua Joaquim Murtinho. A intenção era ir na prefeitura, na avenida Afonso Pena, mas os veículos têm restrição para estacionamento.

Segundo o presidente da Associação Campo-Grandense de Locação de Bens Móveis, Arthur Almeida Fernandes, só hoje são 120 caçambas carregadas e sem ter onde jogar os entulhos. Ao todo, são 3.800 caçambas na cidade.

De acordo com o empresário Rubens Menezes, a intenção é chamar atenção das autoridades para que seja destinado novo local para descarte do entulho. “Queremos trabalhar”, diz.

Na manhã de ontem (dia 15), os catadores que trabalham no aterro fecharam a BR-163. Eles recolhem material reciclável, papelão, lata, ferro. Segundo os catadores, a remuneração diária não ultrapassa R$ 50.

Risco - Uma vistoria feita em julho pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) constatou que no aterro há triagem superficial dos resíduos, permitindo ingresso de resíduos recicláveis e orgânicos.

Autor da decisão, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, disse na semana passada à reportagem que o aterro precisa passar por uma série de adequações, como fechamento no entorno e proibição da entrada de lixo hospitalar.

A cidade já teve quatro pontos para aterro de entulho, que foram fechados. Em maio do ano passado, uma área na saída para Sidrolândia chegou a ser avaliada pela prefeitura para receber os entulhos, mas não houve transferência do aterro.

Nos siga no Google Notícias