ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Movimento pede revisão das contas do governo Dilma em frente ao TCU

Alan Diógenes | 05/10/2015 20:08
Movimento Pátria Livre pede revisão das contas públicas do governo Dilma. (Foto: Gerson Walber)
Movimento Pátria Livre pede revisão das contas públicas do governo Dilma. (Foto: Gerson Walber)
Porta-voz do grupo disse ser contra as "pedaladas fiscais" de Dilma. (Foto: Gerson Walber)
Porta-voz do grupo disse ser contra as "pedaladas fiscais" de Dilma. (Foto: Gerson Walber)

Integrantes do Movimento Pátria Livre, que são contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), usaram a criatividade para reivindicar a revisão das contas públicas da presidência, na noite de hoje (5), em frente ao TCU (Tribunal de Contas da União), em Campo Grande. Com copos plásticos e velas dentro, eles promoveram uma vigília solicitando uma revisão na gestão Dilma.

A análise por parte do ministro do TCU, Augusto Nardes, relator do processo, que irá recomendar a rejeição das contas pelo Congresso Nacional, está marcada para a quarta-feira (7). Os manifestantes querem que a análise seja de forma técnica e não política. “Queremos que ele reprove as contas e jamais as aprove com ressalvas”, explicou a porta-voz do movimento Fabrícia Salles.

A professora universitária disse que o país só passa por uma crise ecônomia porque a presidente Dilma “pegou” dinheiro da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, além do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e aplicou em programas como: Minha Casa Minha Vida. O objetivo, segundo ela, seria criar uma aparência de instabilidade econômica e “maquiar” as dívidas do país.

“Somos contra as pedaladas fiscais de Dilma. Ela deu um cheque sem fundo em troca de verba. Outros governos fizeram isso, mas eram empréstimos de cinco dias e não dois anos como ela fez”, apontou Fabrícia.

O manifesto noturno reuniu 15 pessoas; entre elas; produtores rurais, delegados, médicos, psicólogos e donas de casa. Está é a terceira vez que o grupo se reúne para protestar.

Além de escreverem na calçada do TCU a frase “S.O.S TCU”, com copos plásticos e velas, eles levaram os mascotes da turma: os bonecos pixulecos, que significam propina, com o número 171 na barriga. O grupo ficou em frente ao órgão até as 20h, cantou o Hino Nacional e entoou gritos de guerra.

O manifesto aconteceu em frente ao TCU de todas as capitais brasileiras. Em Brasília-DF, os manifestantes, além da vigília, irão acampar em frente ao órgão.

Revisão das Contas Públicas – O ministro Nardes acredita que no ano passado o governo desrespeitou princípios constitucionais e legais que regem a administração pública federal. Desta forma, as contas não estariam em condições de serem aprovadas.

O parecer do TCU não tem efeito prático sobre as contas públicas. Ele funciona como uma recomendação que sugere ou não a rejeição e pode ter ressalvas. Esse parecer é então encaminhado ao Congresso que, aí sim, faz o julgamento político da atuação do governo.

Em votação, os parlamentares vão decidir se o governo descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige o uso do dinheiro público com equilíbrio.

Nos siga no Google Notícias