Para leitores, renovação automática da CNH incentiva melhor direção no trânsito
Medida do Governo Federal contempla condutores com menos de 50 anos que não tiveram infrações
Para a maioria dos leitores (60%), a renovação automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) aumentará a segurança no trânsito, pois incentiva a dirigir melhor. Outros 26% afirmaram que a mudança não influenciará na segurança, enquanto apenas 13% acreditam que ela pode reduzir a segurança. O resultado foi obtido por meio da enquete do Campo Grande News desta quarta-feira (10).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A MP (Medida Provisória), publicada pelo Governo Federal nesta semana, altera o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e moderniza o processo de renovação da CNH, tornando automático e gratuito para os "bons condutores". O motorista terá direito ao benefício, além de receber um selo de bom condutor, caso não tenha nenhuma infração registrada no ano anterior à renovação. Não há mudanças nos prazos de validade do documento.
- Leia Também
- Candidato conclui curso teórico da CNH em 1 dia pelo novo aplicativo: "incrível"
- CNH terá renovação automática dependendo da faixa etária; veja as regras
Nas redes sociais do portal, um dos leitores aproveitou para tirar dúvidas. No caso de Márcio Vinícius, cuja CNH vence em fevereiro, ele relata não ter nenhum ponto no documento e espera ser contemplado pela renovação automática.
O leitor Cândido JC discorda da renovação automática, bem como as outras alterações no processo de emissão da 1ª CNH. Depois querem gastar milhões com campanhas de prevenção de acidentes nas estradas", opinou o leitor.
Conforme o Governo Federal, a renovação automática valerá para motoristas sem infrações registradas no RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores), com dispensa de novos exames, exceto para pessoas com 70 anos ou mais e condutores com restrições médicas. Motoristas a partir dos 50 anos terão direito a apenas uma renovação automática.
A validade da CNH segue os prazos atuais: dez anos para quem tem menos de 50 anos; cinco anos para quem tem entre 50 e 69 anos; e até três anos para condutores com 70 anos ou mais. Ainda segundo o governo, a medida tem como objetivo reduzir custos e burocracia no processo de renovação da CNH.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



