ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

MPE faz coletiva amanhã sobre troca do coordenador do Gaeco

Aline dos Santos | 27/12/2015 09:04
Marcos Alex comandou operação Coffee Break. (Foto: Fernando Antunes)
Marcos Alex comandou operação Coffee Break. (Foto: Fernando Antunes)

O MPE (Ministério Público do Estado) fará coletiva de imprensa amanhã sobre a saída do promotor Marcos Alex Vera de Oliveira da coordenação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Na entrevista, o procurador-geral de Justiça, Humberto Brites, deve anunciar o substituto.

Conforme a assessoria de imprensa do Ministério Público, o pedido para deixar o comando do grupo partiu do próprio promotor. Contudo, também há rumores de que a denúncia da operação Coffee Break, elaborada pelo Gaeco, foi considerada inconsistente e gerado conflito entre Brites e Marcos Alex. Outra análise é de que o promotor teria sofrido pressão e essa possibilidade levou à convocação nas redes sociais de um movimento a favor do promotor neste domingo.

A coletiva será amanhã, a partir das 14h, na PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça), em Campo Grande. Não foi divulgado o nome do novo coordenador do Gaeco. O comando do grupo é um cargo de confiança e de livre nomeação de procurador-geral.

Antes da confirmação da saída do promotor, o distanciamento de Marcos Alex das investigações foi sinalizado pelas férias publicadas na edição de 7 de janeiro do Diário Oficial do MPE, já disponível na internet. Conforme a publicação, as férias compensatórias devem ser usufruídas nos períodos de 7 a 16 de janeiro e de 25 de janeiro a 3 de fevereiro.

O relatório da Coffee Break aponta envolvimento de dois ex-prefeitos, empresários e 13 vereadores na suposta compra de votos para cassar o mandato do prefeito Alcides Bernal (PP).

O documento, com 245 folhas, deu entrada no começo de dezembro na PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça). Com as férias do procurador-geral, os promotores que atuam na força-tarefa do MPE sobre a Lama Asfáltica foram designados para auxiliarem na análise.

A operação Coffee Break foi deflagrada em 25 de agosto e resultou, de imediato, no afastamento do então prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), e do presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Cesar (PMDB).

A operação, que ainda deteve empresários e vereadores, surgiu após a imprensa divulgar gravações da ação da Polícia Federal. Na operação Lama Asfáltica, realizada em 9 de julho, a senha para a propina seria a expressão “tomar um cafezinho”.

Os áudios sinalizam a interferência do empresário João Amorim, dono da Proteco Construções Ltda e apontado como líder do esquema, na votação em que os vereadores cassaram Bernal.

De acordo com as interceptações, assim que a sessão é encerrada, ele recebe inúmeras ligações parabenizando-o pela vitória. Bernal foi cassado por 23 votos a 6.

Nos siga no Google Notícias