ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Capital

MPE recomenda ser avisado em caso de internação psiquiátrica involuntária

Ricardo Campos Jr. | 09/02/2015 19:46

Recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) endereçada aos diretores-presidentes da Santa Casa, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Hospital Nosso Lar e Clínica Carandá, publicada nesta segunda-feira (9), reforça a necessidade de as unidades informarem ao órgão quando houver internação psiquiátrica involuntária e alta médica dos enfermos. A determinação está no artigo 8º da lei 10.216/2001 e deve ser feita em até 72h após a entrada dos pacientes.

O alerta, segundo a instituição, foi motivado pelo caso de uma pessoa que em 2013 foi encaminhada para uma unidade contra vontade e fez uma reclamação sobre o fato. A internação dele não havia sido remetida ao MPE como manda a lei.

Esse caso está sendo apurado internamente no Ministério por meio de processo administrativo, mas pode virar inquérito civil público caso o promotor responsável entenda haver a necessidade. Não há informações sobre o teor da alegação do paciente.

De acordo com a publicação, o não cumprimento da recomendação “importará na tomada das medidas judiciais que o MPE entender cabíveis”. O Conselho Municipal e o Estadual de Saúde serão comunicados a respeito da medida.

Nos siga no Google Notícias