ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

MS registra setembro mais quente dos últimos 12 anos

Nicholas Vasconcelos | 17/09/2012 17:14
Temperaturas em MS estão 10°C acima da média para o mês de setembro. (Foto: Simão Nogueira)
Temperaturas em MS estão 10°C acima da média para o mês de setembro. (Foto: Simão Nogueira)

O mês de setembro de 2012 é o mais quente dos últimos 12 anos em Mato Grosso do Sul, com temperaturas quase 10°C acima da média esperada para este fim de inverno, que é de 31,5°C. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão da universidade Anhanguera/Uniderp, o calor é resultado de uma massa de ar quente e seco que está parada sobre o país e que tem atuado em todas as regiões do Estado.

Diferente dos outros invernos, onde são registradas temperaturas altas em Corumbá, Ladário, Bodoquena, Coxim e Sonora, por exemplo, neste ano os termômetros têm apontado índices altos em todos os municípios de MS. Nesta segunda-feira (17) Ponta Porã registrou 36°C, mesmo índice de Campo Grande e o que é considerado bastante incomum para esta época do ano.

De acordo com Natálio, Campo Grande já registrou mais calor em outros anos para esta época, como no dia 12 de setembro de 2008 quando a temperatura chegou a 42,4°C. “A diferença é que nos outros dias as temperaturas já caíram para 34°C e não se mantiveram tão elevadas como agora”, disse o meteorologista.

A chuva do último sábado (15) ajudou a diminuir o calor em Campo Grande, depois de um dia em que a sensação térmica atingiu os 43°C e os termômetros chegaram a 39°C.

O clima deve começar a mudar a partir da quarta-feira (19), quando uma massa de umidade vinda do Acre e do Norte da Bolívia começam a atuar em Mato Grosso do Sul. A previsão é de muita chuva na quinta-feira (20) e sexta-feira (21) e que até a segunda-feira (24) ela se espalhe por todo Estado.

Nos siga no Google Notícias