ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Mulheres reclamam da falta de médico em mutirão no Indubrasil

Nadyenka Castro e Helton Verão | 12/04/2013 17:49
Cleidimar mostra o aviso do mutirão. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Cleidimar mostra o aviso do mutirão. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Victor Rocha explica para as mulheres porque houve tumulto. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Victor Rocha explica para as mulheres porque houve tumulto. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Moradoras da região do Indubrasil, em Campo Grande, reclamaram da falta de médicos e de atendimento no mutirão realizado no posto do Núcleo Industrial, nesta sexta-feira.

“Só quem chegou às 6 horas conseguiu atendimento”, conta a dona de casa Flávia Rodrigues, uma das mulheres que pegou senha para ser atendida.

O atendimento começou às 13 horas. Inicialmente foram distribuídas 30 senhas. Como havia muita gente, houve revolta e o diretor-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Victor Rocha, foi chamado.

Quem foi em busca de consulta e exame ginecológico e de dentista, conta que a fila estava na calçada e que funcionários do posto avisaram que não seriam mais distribuídas senhas e quem estivesse sem poderia ir embora. “Muita gente foi embora por causa disso”, fala Cleidmar Clarete, 35 anos, dona de casa.

O secretário-adjunto de Saúde explica que a situação aconteceu porque a demanda era muito grande. Segundo as próprias mulheres, há pelo menos dois anos não é oferecido exames ginecológicos no posto.

Diante da grande procura, Victor afirmou que foram chamados mais profissionais, que irão atender até às 21 horas. Ao todo, serão distribuídas 90 senhas. Conforme o representante da Sesau,se houver demanda mais senhas serão dadas.

Ele também garantiu que haverá treinamento para que os funcionários atendam melhor a população durante o mutirão.

Atendimento- O “Saúde em Ação” idealiza a prevenção à saúde da mulher, com o modelo de consulta única, com acesso integral das pacientes aos exames preventivos na área ginecológica. O primeiro mutirão, realizado nos dias 21 e 22 de março, fez mais de 500 atendimentos.

Esse projeto oferecido pela rede municipal de saúde conta com consultas ginecológicas, exames de ultrassom, preventivo, orientação nutricional, prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, serviços de odontologia e atividades físicas.

Nos siga no Google Notícias