A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

27/06/2012 09:29

Multidão celebra Maria, Mãe do Perpétuo Socorro

Luciana Brazil
Na novena das 7 horas a igreja já estava cheia de devotos. (Fotos:Simão Nogueira)Na novena das 7 horas a igreja já estava cheia de devotos. (Fotos:Simão Nogueira)

Na celebração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a primeira novena do santuário em Campo Grande, no início da manhã, já estava lotada de fiéis. Às 6 horas, os devotos já se concentravam na igreja para as orações. As novenas acontecem há 71 anos, desde 1941, quando a igreja foi fundada na cidade.

O pároco, Dirson Gonçalves, 39 anos, explica que neste ano a data trouxe coincidências “divinas”. “O dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro caiu justamente no dia das novenas, ou seja, na quarta-feira. Isso só vai acontecer de novo daqui a muitos anos, por isso é um ano muito especial”.

A expectativa é que, hoje, cerca de 30 mil pessoas passem pela igreja do Perpétuo Socorro. Nos dias de novena, a paróquia reúne cerca de 20 mil fiéis que lotam o local de hora em hora.

A fé do povo e a devoção dos fiéis constroem histórias que emocionam. São testemunhos de graças e milagres que se escondem em cada um dos devotos. Sempre no mesmo horário, a comerciante Regina Célia Rici, 49 anos, participa da novena. “Sempre fui devota, sou católica praticante e já recebi muitas graças por meio da novena. Nossa Senhora me dá paz e me sinto muito bem aqui”.

Em pé pelos corredores ou apertados nos bancos, os fiéis desejam apenas um lugar para as preces e agradecimentos. Há quatro anos, a funcionária pública, Juliana Fancelli, 33 anos, frequenta a novena, e segunda ela, a devoção começou por causa das novenas.

“Já consegui várias graças, vários pedidos foram atendidos. Tenho certeza que é por intercessão de Nossa Senhora. As pessoas encontram aqui o que elas procuram, mas também tenho certeza que as pessoas não veem aqui só por causa dos pedidos, mas porque encontram algo diferente”.

Juliana ainda lembrou que o concurso público em que foi aprovada também é fruto das novenas. “O concurso que eu passei, também pedi aqui na novena”, disse sorrindo.

No canto da igreja, uma senhora rezava ardentemente na manhã de hoje. “Eu sou devota, mas não consigo vir sempre nas novenas. Mas hoje, no dia Dela, não poderia deixar de vir. Dei um jeito e estou muito feliz”, contou a empresária Miriam Deles, 37 anos.

Sempre no mesmo lugar da igreja, encostado em uma coluna, o pecuarista, Rosino Nogueiro, 65 anos, participa há a mais de 30 anos da novena. “A gente se sente muito bem aqui, nos sentimos amparados”, contou.

“A minha relação com Ela é muito íntima. Por duas vezes eu vi a imagem de Nossa Senhora me protegendo. Isso aconteceu quando eu quase sofri dois acidentes de trânsito e vi quando ela me amparou. Não é imaginação, é realidade”, disse com fé.

Satisfeito, um homem que preferiu não se identificar, deu um testemunho das muitas graças que já recebeu. “Minha esposa estava em coma e eu comprei o livro do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para ler para ela no hospital. E para minha alegria e aumento da minha fé, ela se levantou do coma”.

Funcionária pública diz que as graças são constantes em sua vida.Funcionária pública diz que as graças são constantes em sua vida.

Território sagrado: Em 1999, a Igreja se tornou santuário mariano, onde fiéis, vindos de vários cantos da cidade, se reúnem em grande número ao redor da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A paróquia foi construída em um terreno cedido pela prefeitura de Campo Grande. O estilo é italiano, com um campanário lateral que abriga sinos de grande musicalidade.

De acordo com o histórico da paróquia, a coloração do edifício foi formada ao longo das décadas, devido à cor vermelha da terra da cidade. Partículas mínimas, de pigmento natural, se incrustaram nas paredes, formando a cor.

No dia dedicado à Virgem de Perpétuo Socorro, a loja que fica na igreja costuma vender ainda mais artigos religiosos. “Na festa nos vendemos 40% a mais do que nos outros dias de novena”, contou o vendedor, Rafael Marques Machado, 27 anos.

História da Virgem: A história começou na Ilha de Creta, onde um quadro da Virgem Maria era muito venerado devido aos milagres que operava. Um rico negociante, visando o preço que poderia obter com a venda dele, o roubou e levou-o a Roma.

Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava o quadro foi atingido por uma tempestade, que ameaçava submergi-lo.

Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta se acalmou, permitindo que a embarcação ancorasse. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina.

A criança era filha de uma mulher que guardava o quadro em sua casa. Na aparição, a Virgem avisava que a imagem da Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada em uma igreja.

O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e lá permaneceu recebendo homenagens durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento.

Finalmente, em 1866, a imagem foi conduzida ao seu atual santuário por ordem do Papa, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Êxodo 20:1-7
 
CLAUDINEI REGINALDO DOS SANTOS em 27/06/2012 12:14:04
A nossa Mãezinha, é Rainha desde o princípio, quando Deus pedui a Moisés que jogasse aquela madeira amarga e que se tornou doce como mel, pra crê e acredita em Deus,não precisa ser biblistasabe que Maria passou por essa prova quando apareceu grávida do Espírito Santo teve que tomar a água amarga, Maria Coluna de Luz e Nuven que cobria os EgípciosMaria foi dada a nós pJESUS na cruz.
 
luzia costa em 27/06/2012 05:56:45
Salve Maria! Mãe de Jesus e minha também! Irmãos evangélicos, Ela é tão maravilhosa que intercede por vocês ao Seu Filho, mesmo sendo ultrajada e desprezada. Como naqueles tempos, Ela diz "sim" ao Seu Senhor! Santa Mãe de Deus, rogai por nós!
 
Gustavo Ribeiro em 27/06/2012 05:40:37
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro rogai por nós!
 
Luiz Santos em 27/06/2012 05:06:04
EU ACREDITO , se vc não acredita , apenas respeite !!! Obrigado mãezinha do céu , por tantas graças alcançadas !!! Eu não sei rezar , só sei dizer , que quero te amar ...
 
Carlos Netto em 27/06/2012 04:29:09
Muitas serão as penas dos que trocam o Senhor por outros DEUSES, ñ oferecerei as suas bebidas de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome. Salmos 16:4

Tem boca mas não falam;tem olhos e não veem;tem ouvidos e ñ ouvem tem nariz e ñ cheiram suas mãos não apalpam, seus pés não andam som nenhum sai de sua garganta, tornem-se semelhantes a eles o q fazem e quantos neles confiam.Salmos 115
 
Silvia Andréa Fagundes em 27/06/2012 04:19:49
Para os irmaos evangelicos, "Bem aventurado és Simão Barjona, porque não foi a carne e o sangue que a ti revelou, mas sim meu Pai que está nos ccéus, e eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. E eu te darei as chaves do reino dos ccéus, e tudo o que ligares na terra será ligado também nos ccéus"(S. Mateus, 16, 16-
 
paulo roberto dias neto em 27/06/2012 03:52:57
QUEM NÃO CRÊ NA MÃE É PORQUE DEVE SER FILHO DE CHOCADEIRA, SE DIZEM TER A AMOR POR JESUS, PORQUE NÃO PODEM AMAR A MÃE DELE. TENHAM CERTEZA, ELA NOS AMA MUITO. QUEM DIZ PARA NÃO ADORAR A IMAGEM, AO MESMO TEMPO SE CONTRADIZ, SERÁ QUE ESSAS PESSOAS NÃO TEM AO MENOS FOTOGRAFIAS DA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA. NÃO SERIA A MESMA COISA? NÃO USAM AS IMAGENS DAS FOTOGRAFIAS P/ LEMBRAREM DE SEUS FAMILIARES?
 
Bruno Fontes em 27/06/2012 02:59:14
Olá Campo Grande, só indo na igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Soccoro para ver como é grande o amor de Maria por nós, nosso senhor Jesus Cristo enche a igreja de Espirito Santos, os fiés são agraciado constatemento pelo amor de DEUS com a intervenção de Nossa mãezinha que intercede por nos todas as vezes que precisamos e buscamos o seu socorro.
Agradeço a Deus todos os dias de minha vida. AMÉM.
 
Nivaldo Brandão em 27/06/2012 01:02:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions