ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mutirão da Defensoria quer regularizar 102 imóveis de famílias da Vila Popular

No Estado, são quase 15 mil casas em situações irregulares

Mayara Bueno e Anny Malogolini | 03/09/2016 10:26
(Foto: Alcides Neto)
(Foto: Alcides Neto)
Mutirão da Defensoria quer regularizar 102 imóveis de famílias da Vila Popular

Na terceira edição do Morar Legal - Regularização, que acontece neste sábado (3) na Vila Popular, em Campo Grande, a expectativa é legalizar a situação de 102 famíias que vivem irregularmente na região. O programa é promovido pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul com a Agehab (Agência Estadual de Habitação) e pretende regularizar a situação de 14.242 imóveis em todo o Estado.

Segundo a defensora Valdirene Gaetani Faria, que está no bairro nesta manhã, existem três situações irregulares se enquadram no projeto. Uma delas é quando há contrato de gaveta, o novo proprietário tem contato com o vendedor, mas não pagou as mensalidades.

Também está prevista a regularização de quem tem contrato reconhecido em cartório, mas não quitou as parcelas.

Por fim, entra na negociação para regularizar quem comprou e está sem qualquer contrato com o vendedor. Em qualquer uma das três situações, a regularização só vale para quem comprou imóveis até 31 de dezembro de 2014.

Nesta manhã, os moradores recebem orientações jurídicas. Os casos serão levados à Agehab, que será a responsável por, de fato, regularizar cada caso.

O projeto prevê um mutirão por mês, em cada região onde há situações irregulares. Mês que vem, por exemplo, o programa estará no Residencial Tarsila do Amaral 1,2,3,4 e 5.

Programa - Os atendimentos começaram depois que a Lei Estadual nº 4.857/2016 entrou em vigor em maio deste ano. A legislação dá prazo de um ano para que os moradores que efetuaram a compra ilegal de casas de programas populares de forma ilegal – ou seja, por meio dos chamados contratos de gaveta – dos imóveis pertencentes à Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) até 31 de dezembro de 2014 façam a regularização.

Para requerer a regularização, a família deve comprovar – mediante certidão dos Cartórios de Registro de Imóveis do município – que não é proprietário de outro imóvel residencial, comprovar a aquisição de direitos sobre o imóvel e que o mesmo é usado para sua própria moradia.

Nos siga no Google Notícias