ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Na Santa Casa, MPE flagra ala desativada e longa espera por cirurgia

Aline dos Santos | 12/04/2011 13:00
Ministério Público fez vistoria ontem na Santa Casa.
Ministério Público fez vistoria ontem na Santa Casa.

Paciente esperando cirurgia há 187 dias, falta de ortopedista, ala de UTI desativada e superlotação na pediatria. A crise na Santa Casa foi verificada ontem durante vistoria do MPE (Ministério Público Estadual).

A promotora de Saúde Pública, Sara Francisco Silva, e servidores permaneceram três horas no hospital, das 14h às 17h. A comissão avaliou as condições de atendimento do hospital nas áreas de neurologia, ortopedia e ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Conforme o diretor-técnico Geraldo Marcos Faria, o fluxo de atendimento registrado no momento da vistoria estava normal. Não havia superlotação em razão do final de semana não ter tido tantas ocorrências de violência e acidentes de trânsito.

Foram detectados problemas como corredores mal-iluminados, instalações elétricas precárias, janelas quebradas e a presença pombos próximos às alas de pacientes internados ou em repouso. Pessoas estavam deitadas sob macas sem colchões no pronto-socorro. Na ala da pediatria, havia superlotação.

No setor onde ficam instaladas as Unidades de Terapia Intensiva, foi constatado que uma ala inteira está desativada aguardando recursos financeiros e pessoal.

À espera - O MPE verificou, por meio de documentos, que uma paciente aguarda há 187 dias um procedimento de gastrostomia (realizado no estômago). A paciente está esperando uma vaga na sala de cirurgia. Já um paciente ingressou em 14 de março de 2010 para realizar exames e, até o momento, aguarda o diagnóstico.

Foi constatado também que nas segundas e quartas-feiras não há atendimento de ortopedistas de plantão durante o dia no Pronto-Socorro. O MPE entrou em contato com a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, e o secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina. Ele informou que a escala de ortopedista estará completa a partir de hoje.

Reação – A promotoria não abriu procedimento contra o hospital. De acordo com a assessoria de imprensa, o MPE vai monitorar o fluxo de pacientes internados observando a ordem e critérios utilizados pelo hospital para ocupação de leitos nas enfermarias, UTI e cirurgias, acompanhando o encaminhamento adotado pela Santa Casa aos pacientes.

Nos siga no Google Notícias