ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Nem fiscalização inibe infrações em obra na rotatória da Joaquim Murtinho

Condutores forçam ultrapassagem, provocando pequenos acidentes e lentidão; obra irá durar cinco meses

Silvia Frias e Clayton Neves | 08/11/2019 13:05
Condutores disputam faixa Rua Joaquim Murtinho: trânsito congestionado (Foto: Marcos Maluf)
Condutores disputam faixa Rua Joaquim Murtinho: trânsito congestionado (Foto: Marcos Maluf)

Nem a presença de agentes de fiscalização de trânsito inibem os motoristas apressados que tentam se dar bem e passar à frente na rotatória que liga a avenida Eduardo Elias Zahran a Rua Joaquim Murtinho. O trecho está em obras, situação que tumultua ainda mais o já complicado trânsito.

Em cerca de 40 minutos, a reportagem do Campo Grande News flagrou diversas irregularidades, mesmo na frente dos fiscais da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), como ultrapassagens indevidas, motociclistas avançando por entre os carros e passagem de faixa sem sinal de seta.

A Construtora Rial Ltda será responsável pela substituição das rotatórias por semáforos, obra orçada em R$ 819,9 mil. Conforme edital, a empreiteira tem 90 dias - contados a partir da assinatura da primeira ordem de serviço - para terminar os serviços.

Carro atingido na lateral por caminhão hoje (Foto: Marcos Maluf)
Carro atingido na lateral por caminhão hoje (Foto: Marcos Maluf)
Maquinário, cones e equipes de trabalho tomam parte da via (Foto: Marcos Maluf)
Maquinário, cones e equipes de trabalho tomam parte da via (Foto: Marcos Maluf)

O projeto no dispositivo na Avenida Zahran é semelhante ao adotado nas rotatórias das Avenidas Mato Grosso/Nelly Martins e Interlagos/Gury Marques, que também ganharam sinalização semafórica.

A obra começou na Rua Joaquim Murtinho e os trabalhadores ocupam a extensão da pista a partir da Rua Ceará até a pequena rotatória acima do terminal Hércules Maymone, no sentido centro-bairro. Nas duas rotatórias, quatro fiscais da Agetran tentam controlar o trânsito.

Próximo ao terminal, o trânsito em duas pistas fica restrito a apenas uma faixa. Os condutores vão até o limite da interdição e, depois, forçam passagem para a outra pista, piorando a lentidão no trecho.

Esse foi o motivo da colisão envolvendo o carro do aposentado Mário Tutume, 65 anos, que conduzia Vitrus que foi atingido na lateral por caminhão. "Ele queria entrar na faixa da esquerda e forçou caminho", contou. "Aqui o trânsito já é acumulado, estreitou mais ainda com a obra".

O aposentado Antônio Pereira, 75 anos, já adotou rotas alternativas para escapar do trânsito que já era congestionado. “Falta disciplina para as pessoas em Campo Grande, acham que a rua é só deles, não dão condições para os condutores que seguem na frente ou atrás".

O jardineiro Gabriel Ocampos, 18 anos, trabalha em frente do trecho em obras. "Muitos motoristas não respeitam os pedestres, passam no sinal vermelho, bem em frente à escola, quase todo dia a gente vê esse tipo de coisa aqui".

A Agetran orienta que os motoristas evitem passar pelo trecho durante as obras e procurem rotas alternativas para acesso aos bairros e centro.

Quem vai da Ceará para a Zahran, a rota alternativa é pegar a Avenida Ricardo Brandão, entrar na Rua Nova Era, Cayová e sair na Zahran novamente.

Quem vai do bairro para o centro, a sugestão é pegar a Joaquim Murtinho, depois Rua Helena Antipoff e São Vicente de Paula, voltando para a Joaquim Murtinho.

Orientação é que condutores evitem a rotatória e optem por vias alternativas (Foto: Marcos Maluf)
Orientação é que condutores evitem a rotatória e optem por vias alternativas (Foto: Marcos Maluf)
Nos siga no Google Notícias