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Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019

03/10/2019 08:57

Obras em rotatórias entre Joaquim Murtinho e Ceará custarão R$ 819 mil

Licitação só teve uma empresa habilitada, que vai realizar obra por valor praticamente 2% menor que o proposto pela Prefeitura

Izabela Sanchez
Uma das rotatórias alvo de reforma no cruzamento entre Joaquim Murtinho e Ceará (Foto: Henrique Kawaminami)
Uma das rotatórias alvo de reforma no cruzamento entre Joaquim Murtinho e Ceará (Foto: Henrique Kawaminami)

A empresa Rial Construtora venceu a licitação para reformar as duas rotatórias no cruzamento entre as Ruas Joaquim Murtinho e Ceará em Campo Grande. A empresa foi a única habilitada para disputa e venceu o processo por valor, aproximadamente, 2% menor que a referência proposta pela Prefeitura.

A reforma, se seguir o valor proposto pela empresa, vai sair por R$ 819.946,12. Já o valor de referência era R$ 836.458,81. A abertura da proposta ocorreu no dia 23 de setembro às 8h e foi a segunda tentativa de licitar as rotatórias. Isso ocorreu após a Prefeitura retirar item que exigia "comprovação de que a empresa já executou serviços de características e complexidades semelhantes".

A exigência contemplava dois itens prioritários elencados: "construção de pavimento com aplicação de concreto betuminoso usinado a quente" e "micro revestimento tipo lama asfáltica". Os dois têm unidades e quantidades especificadas.

Obra – Pensada para adequar melhor o fluxo de veículos – a administração estima que 68 mil passem pelas rotatórias todos os dias - a obra prevê uma série de modificações no asfalto e na estrutura. A licitação estabelece, na exigência de execução, melhorar a capacidade de acomodação de grandes veículos de carga e de transporte coletivo. Para isso, determinou que a obra deveria implementar raio de curvatura nas rotatórias, preferencialmente, entre 15 e 20 metros.

Outro detalhe, afirma documento técnico, é a “seção transversal” da pista rotatória. Segundo a exigência da licitação, deve ser inclinada para fora do centro da rótula “para não provocar aumento de velocidade” e melhor a visibilidade dos veículos.

A frente de trabalho inclui implantação de canteiros com guias transponíveis, mais seguro para o tráfego, além de “piso em grama esmeralda conseguida de vegetação adequada dando condições de visibilidade aos condutores”. A obra também contempla implantação de passeios e rampas de acessibilidade.

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