No lugar da decoração de Dia das Mães, comerciantes preferem baixar os preços
Pelas lojas, pouco se investiu em peças publicitárias para homenagear as mães, porque comércio investe mesmo em promoções
Nem a proximidade do Dia das Mães fez o clima do Centro de Campo Grande mudar em meio ao período de pandemia do coronavírus. Quem passa pelas lojas da região estranha a decoração bem tímida este ano. Os lojistas explicam que a estratégia para atrair clientes neste tempo de isolamento social agora é outra e se resume a baixar os preços.
Gerente de uma loja de semijoias e bijuterias, Kelia Gomes Barbosa, de 38 anos, diz que “todos estão assustados com o que está acontecendo”. Seja pelas mortes ou pela redução drástica das vendas, ela comenta que a opção no estabelecimento onde trabalha, foi investir em vendas externas e aumentar as promoções para os clientes que vão até lá.
Os descontos variam entre 20% e 40% e há também a opção de levar três produtos pagando o preço de apenas dois. “Até fizemos vitrine, mas não como foi ano passado”, diz.
Mudanças também na loja de roupas onde trabalha o gerente Emerson Alexandre Campos de Souza, de 44 anos. Em 2019, ele atuava em outro estabelecimento e lembra bem da decoração feita para atrair clientes em busca de presentes para o Dia das Mães. Mas este ano, faltando 3 dias para a data, nenhum cartaz foi colocado. Ele relaciona a mudança ao período de pandemia.
Segundo Alexandre, até o fim de semana alguns balões de festa serão colocados na loja para “não deixar passar em branco”, mas o foco mesmo são as promoções. Ele conta que há peças a partir de R$ 29,90.

Letícia Coelho, de 23 anos, é líder de loja em uma franquia de perfumes. Ela concorda que a expectativa de vendas para este ano é baixa, “mas ainda é boa”. Trabalhando em um estabelecimento onde a decoração também é quase nada, ela afirma que as estratégias foram montar kits para as mães e investir em delivery. “Tem pessoas fazendo encomendas até de outra cidade para entregar aqui em Campo Grande”, diz.
Em relação ao movimento até o momento ela observou estar “bem mais calmo. Não parece nem que é Dia das Mães”, disse.
A “tranquilidade” também é percebida pelos clientes. A dona de casa Lizandra Oliveira, de 28 anos, por exemplo é uma das que percebeu a mudança. “O clima está diferente. Não parece Dia das Mães”, finalizou.
Ontem, a prefeitura publicou decreto autorizando o comércio a funcionar em horário especial para as celebrações do Dia das Mães, na região Central de Campo Grande. Até a próxima segunda-feira, o comércio poderá funcionar 7h30 às 22h.