ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

No primeiro dia de aula, merenda foi bolacha de água e sal na Reme

Paula Vitorino e Luciana Brazil | 06/02/2013 13:47
Alunos receberam de merenda bolacha de água e sal. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Alunos receberam de merenda bolacha de água e sal. (Foto: Rodrigo Pazinato)

No primeiro dia de aula, os alunos da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, no bairro Estrela Dalva, passaram a manhã com lanche improvisado: bolacha de água e sal. A escola está sem merendeira, assim como outras 21 da Rede Municipal de Ensino que até o ano passado tinham o serviço terceirizado.

O cálculo do sindicato que representa os servidores públicos é que o déficit seja de 250 funcionários nas 85 escolas municipais.

“É a primeira vez em sete anos (na escola) que recebo um lanche como esse”. A fala de indignação é de um estudante de 14 anos, Vinicius da Paixão. E ele complementa: “tinha que ter pelo menos um arroz com frango ou pizza”.

Mãe de um menino de quatro anos, Michele Cristina, de 29 anos, diz revoltada porque o filho teve como lanche apenas um achocolatado. “Se eu não tivesse mandado o Toddynho ele teria ficado sem nada (no estômago). É difícil começar o ano já assim. As crianças precisam se alimentar”, diz.

A professora Rose Pereira de Lima, de 34 anos, diz que foi avisada pela professora dos filhos para que mandasse algum lanche. A filha, Caroline Vitória, de oito anos, passou o recreio com o lanche feito pela mãe.

Ariane Silva, de 25 anos, mandou de lanche para os filhos biscoito e suco. “Se não tivesse mandado algo para as crianças, elas teriam ficado com fome. Bolacha de água e sal no seco elas não comem”, diz.

Sem material - O ano letivo também começou sem o kit com material escolar para os 82 mil estudantes. A licitação para aquisição dos materiais, aberta na administração passada, foi suspensa pelo prefeito Alcides Bernal (PP). Ontem ele se limitou a dizer que os materiais serão entregues, mas não deu prazo.

Membros da ACP (Sindicato Campo-grandense de Profissionais da Educação Pública) estiveram reunidos nessa semana para discutir o assunto. Segundo o presidente, Geraldo Alves Gonçalves, a situação atrapalha o andamento da rotina escolar.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Jorge Tabosa, faltam técnicos administrativos, merendereiras e monitores de aluno na Rede Municipal de Ensino. O déficit é de 250 profissionais, segundo a estimativa dos sindicatos.

A Prefeitura não informou como pretende resolver a situação.

Nos siga no Google Notícias