A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

05/02/2013 15:44

Clima é de apreensão nas escolas da Reme para volta às aulas

Luciana Brazil
Escola Consulesa Margarida Maksoud Trad está sem merendeira. Escola Consulesa Margarida Maksoud Trad está sem merendeira.

Um dia antes de começar as aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino), as escolas que já deveriam estar organizadas para receber os alunos, enfrentam a falta de materiais escolares, de merendeiras e até de carteiras para os estudantes. As informações que chegam ao Campo Grande News indicam que até algo básico como o gás de cozinha está faltando.

Os kits escolares, sempre entregues com antecedência, desta vez ainda não têm data para serem distribuídos, e todas as escolas municipais estão sem o material. A licitação para aquisição dos materiais, aberta na administração passada, foi suspensa.

São 85 escolas municipais na área urbana e nove na zona rural, onde estudam mais de 82 mil alunos.

O prefeito Alcides Bernal (PP) foi sucinto ao falar do assunto hoje, afirmando apenas que o material será entregue. Em nota divulgada, o secretário José Chadid disse que não há risco de adiamento do início das aulas. Segundo ele, tudo foi acertado com professores em reunião no dia 31 de janeiro.

Informações apuradas pelo Campo Grande News, porém, mostram que o problema tem assustado professores, diretores, e até pais de alunos. "Eu estou com medo. Não quero me identificar porque temo pelo trabalho. Mas na minha escola eu ainda não sei o que vou fazer amanhã. Vou ter que ir pra cozinha ajudar alguns funcionários", disse por telefone uma diretora, que por medo de represálias não quis se identificar.

Além disso, ela lembra que não terá material para trabalhar. "Vou me virar para criar atividades". 

Na escola Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, no bairro Estrela Dalva, a situação não é diferente. Os funcionários não dão entrevistas, mas a reportagem apurou que o local também não tem merendeiras. A diretora do local já avisou à comunidade escolar o que pretende fazer.

“Ela vai reunir os funcionários, fazer um achocolatado e distribuir biscoitos”, disse uma funcionária.

Sem contrato - De acordo com a professora Ângela Maria Faustino de Oliveira, integrante do Conselho Municipal de Educação e diretora da escola Vanderlei Rosa Oliveira, no bairro Parque dos Novos Estados, a falta de merendeiras acontece nas unidades onde o serviço era terceirizado pela prefeitura anterior.

Com a nova administração municipal, houve quebra no contrato das empresas que prestavam o serviço e nenhuma firma foi colocada no lugar. “A terceirização acontece por causa da deficiência de funcionários. A nossa escola chegou a ser cogitada para o serviço terceirizado há alguns anos, mas não foi preciso porque tínhamos quatro merendeiras”.

Em certas unidades, por causa da mesma falta de profissionais, segundo Angela, o serviço de limpeza é feito pela APM (Associação de Pais e Mestres), mas não teria sido alterado por enquanto. “São pessoas da comunidade que fazem esse serviço de limpeza, o que, na verdade, se torna uma empresa”, explica.

 

Ângela diz que a orientação foi para que ninguém se desespere. Ângela diz que a orientação foi para que ninguém se desespere.

Para Ângela, o trabalho das merendeiras deveria ter sido prioridade na administração, para evitar situações como essa. “A falta de merendeiras é uma das coisas que deveria ter sido resolvido rápido. Mas nós nos reunimos com o Chadid (José Chadid – secretário Municipal de Educação) e ele está tomando conhecimento da situação. Sabemos que é difícil assumir. O Conselho já se reuniu”. Durante o encontro, os diretores não cogitaram propor o adiamento das aulas. "A orientação foi para que ninguém se desespere".

Na escola Vanderlei Rosa, a diretora diz que o colégio está pronto para receber os estudantes. “Aqui nós temos as merendeiras. Mas orientei os outros diretores para que não deixem a peteca cair. Somos educadores e por causa dos alunos temos que dar um jeito. Vamos avisar que os kits ainda não chegaram, mas vamos criando formas de realizar outras atividades enquanto isso”, pontuou positivamente Ângela.

Na tarde desta segunda-feira e na manhã de hoje, membros da ACP (Sindicato Campo-grandense de Profissionais da Educação Pública) se reuniram para discutir o assunto. Segundo o presidente, Geraldo Alves Gonçalves, a situação atrapalha o andamento da rotina escolar.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Jorge Tabosa, faltam técnicos administrativos, merendereiras e monitores de aluno na Rede Municipal de Ensino.

 

Bandidos armados com faca usam carro prata para assaltar vítimas
Dois homens armados com faca em um carro prata - com placas HTI-8594 - assaltaram ao menos duas vítimas, na madrugada deste domingo (17), no Bairro C...
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...


Então..... só as pessoas ignorantes é que defendem o nosso tão amado "prefeito", eu não gosto dele, não vou gostar, acho ele um homem de mil fases, a unica coisa que ele sabe fazer, ou melhor falar é mal da antiga gestão, tá na hora dele (Bernal) agir, se o outro errou, fazer o que, pois todos erram, bora agir cidadão... ficar chorando pelo leite derramado não vai limpar a barra de ninguem, sobre o kit escolar, vamos esperar, eu mesma comprei cadernos para meus filhos e se não vier os da prefeitura sem problemas, agora em relação a merenda, isso é primordial, visto que muitas crianças vão para a escola no intuito de te-las em suas mãos, existem muitas crianças carentes que frequentam as escolas que nem janta tiveram na noite anterior, vamos parar com a ignorancia e pensar nos alunos.
 
Mariana Pereira em 06/02/2013 09:13:48
Na campanha o Bernal disse que iria governar com planejamento! Qualquer pergunta que ele não sabia responder ele dizia: vou fazer com planejamento...mas não planejou a equipe de transição, não planejou o secretariado, não planejou nada...agora parece uma lavadeira, critica tudo e todos pra desviar o foco e não demonstrar o quanto é fraco e despreparado...me lembra muito o governador Zeca do PT que quando assumiu o governo tudo era culpa do antecessor e foi o PIOR GOVERNADOR que este estado já teve...e digo outra coisa sou funcionária estadual e todo mês desde que o André assumiu doto dia 1º o salário esta na conta! Isso não é demagogia é governar com competência!!!
 
Patrícia Nicolau em 06/02/2013 08:50:08
O CARA MAL COMEÇO E JÁ VEM ESSA CHUVA DE CRITICAS,NINGUÉM TÁ LEMBRANDO DA SAUDE QUE O ANTIGO PREFEITO Ñ CUIDOU E DEIXOU ACONTECER ESSA EPIDEMIA DE DENGUE QUE O BERNAL FOI ATÉ A PRESIDENTA E CONSEGUIU DINHEIRO P/ TRATAR A SAÚDE DE TODOS ISSO NINGUEM LEMBRA E QUE EU SAIBA OS MATERIAIS NUNCA SÃO ENTREGUES NEM NA PRIMEIRA SEMANA SÓ DEPOIS DE 1 MÊS, E MERENDEIRAS TEM MUITA GENTE ESPERANDO SER CHAMADA PORQUE FEZ CONCURSO E TUDO!!!!!!!! FALA É FÁCIL QUERO VÊ FAZE!!!!!!!
 
TATIANE DO ESPIRITO SANTO GOIS em 06/02/2013 08:40:45
Haahahahaa, isso mesmo!
2 meses não são 2 dias não, educação deveria ser prioridade, existem assessores pra quê?
Afinal, desde do começo do ano ele sabia quando as aulas voltavam e não tomou nenhuma providência? Ou melhor, tomou, deixando todas as crianças que dependem da merenda escolar, com fome, e sem nem saber se esse ano vão ter um lápis para escrever.
E o que o BANAL responde? NADA, ele foge somente.
Salários atrasados, educação jogada às traças, ruas esburacadas, crateras e mais crateras, secretarias abandonadas e por aí vai.
Obrigado por jogar o futuro de Campo Grande no lixo!
A mudança chegou!
 
Flávio Souza em 06/02/2013 08:14:15
FAÇA ME O FAVOR,COMO ASSIM NÃO SE DESESPERAR,MINHA FILHA CHEGOU HOJE A ESCOLA,SIMPLESMENTE NÃO TEM MATERIAL ESCOLAR.GOSTARIA DE SABER SE O SENHOR PREFEITO TEM FILHOS QUE ESTUDAM OU ESTUDARAM EM ESCOLAS MUNICIPAIS?COM CERTEZA NÃO,ENTÃO QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR MATERIAL ESCOLAR VAI SE DESESPERAR MESMO!!!DURO É TER QUE PAGAR PELO VOTO ERRADO DE ALGUNS,DEIXO AQUI MEU PROTESTO!!!!
 
graziela moraes em 06/02/2013 08:12:00
Que vergonha senhor Bernal, e o nosso pagamento? cd???????????????????????
 
maria candida em 06/02/2013 07:49:19
chupa essa eleitores do bernal o investimento na pessoa kkkkkkkkkkkkkkk so se for na pessoa dele
 
candido souza em 06/02/2013 06:39:24
acho interessante criticar um gestor ha apenas 37 dias no cargo e nao responsabilizar uma gestao de 08 anos
 
ronnie roriz em 06/02/2013 05:43:15
Tenho um filho na rede municipal, nunca vi tamanho descaso, torço pra que seje apenas um atrapalho de inicio de gestao, lamento por nossa cidade, se se configurar o que apresenta no momento estamos ferrados , aguentar essa administraçao por 4 anos. É bom ficarem de olho quem votou no povo que ai esta, pra nao cometer os mesmos erros na proxima. Mudar o que estava dando certo é muito temeroso.
 
jose da silva em 06/02/2013 00:13:20
Dever de comprar material escolar, é dos pais , os filhos não são da prefeitura!!!!
 
Mirtes Lourenço Camilo em 05/02/2013 21:53:31
Eh isso q me indigna, povo achando q esse cara ainda ta certo, gente pensem bem, Campo Grande nao merece ser destruido, cresceu mto nas administracoes do de Andre Puccnelli e de Nelson Trad Filho, e quem reclama desses dois grandes gestores sao os porcarias q nao enxergam o q foi feito por Campo Grande, acorda povo abestado. E ainda elogiando o Bernal. onde merece elogios? Sai foraaaaaa.
 
saeko suzuki em 05/02/2013 21:35:08
Primeiramente quando se pleiteia um cargo eletivo tem de ter conhecimento e experiencia, o que o Sr Alcides Bernal ja provou não ter, os pais que tem alguma duvida sobre a real situação no retorno as aulas. Pergunte a quem trabalha nas escolas e ouvira a verdade, no mais que Deus o ilumine pois a nossa Cidade não pode sofrer nehum tipo de retrocesso só para lembrar para os que acham que ele é o caçador de Fraudes licitatórias, lembressem do nosso ex Presidente Fernando Collor "o caçador de marajas".
 
João Carlos em 05/02/2013 20:50:38
Agora não adianta reclamar, temos é que cobrar o que foi prometido e fazer valer o voto independentemente de quem o elegeu, afinal ele está governando para uma cidade inteira e não importa o partido. E cá entre nós: sabemos que a educação, saúde, segurança ... isso é prioridade em todos as campanhas políticas e outra o nosso ilustríssimo prefeito sabia o que iria encontrar e também qual era a verba destinada pela L.D.O para o município em 2013.
 
Eliane Lara em 05/02/2013 20:18:01
É ISSO AI SR.BERNAL OS PROFESSORES COMEÇAM A TRABALHAR AMANHÃ SEM SÁLARIO E SEM ESTRUTURA,PARA QUEM DIZIA QUE NÃO PODIA FICAR PIOR SE ENGANARAM,NADA QUE TA RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR........
 
lourival araujo em 05/02/2013 19:57:07
E o Bernal??? Nao sabe o que faz, Nao desceu do palanque, esqueceu de ser radialista e se tornar prefeito, O POVO MERECE O GOVERNANTE QUE ELEGEU...

Todo mundo tem memoria curta, Dourados foi a mesma coisa, so espero que aqui nao aconteca a mesma coisa, ou aconteca de vez pra cidade nao ficar jogada as tracas mais ainda...

Estas palavras estao sendo escritas por um cidadao que nao faz parte de nenhum partido politico, mas esta indignado com os rumos tomados pela politica de nosso Pais em geral, ate o Sr. Renan Calheiros se tornou novamente presidente do Senado Federal,

Aonde vamos parar?????????

Corrupcao, desvio de recursos, inoperancia, ingerencia, tributacao abusiva, saude inoperante, forcas armadas sucateadas, policias sucateadas, e nossos queridos politicos vivendo na mordomia
 
odracir siarom em 05/02/2013 19:52:23
Pensando bem, acho que as crianças nem sentirão tanta falta da merenda, mas sim do material escolar, pois usam as folhas de caderno para fazer bola e aviãozinho, o tubo das canetas para jogar pedacinhos das borrachas e os lápis para espetar colegas e professores.
 
hélade dorneles em 05/02/2013 19:46:08
interessantes esse comentario de gente defedendo o Bernal, dizendo que ele ainda nao teve tempo, tudo isso e peso na consiencia de ter votado nele. so que essa desculpa nao rola pelo motivo dele ter tido 2 meses antes de começar o ano para ter planejado, oque a equipe de transiçao fez nesse tempo?nao foi ele mesmo que disse na campanha que ja estava tudo acertado com os misnistro? por que sempre que perguntam algo a ele e nao sabe responder, fala que vai ver ainda. entao senhor Bernal deixa de desculpas e comece a trabalhar, para isso existe o ministerio publico e a lei de responsabilidade deixa eles cuidar disso e voce vai cuidar da prefeitura...
 
thiago campos em 05/02/2013 19:41:46
Eliane Rodrigues, estamos em uma demogracia... quer dizer, so pode falar mal do Andre e do Nelsinho... vc esta sendo ignorante...

De uma olhada ao seu redor e veja que este precário prefeito não tem competência, tinha tempo para preparar os secretários e nem vistou as secretarias para ver a realidade.

Não tem nem secretários ainda!!! Absurdo!

Cadê as merendeiras, o nosso salário que era sempre pago em dia e agora ele vem com esta conversa fiada, o que ele quer e que o dinheiro renda juros no banco.

Ah, eu votei neste precário prefeito e me arrependo muito.

Calote eleitoral.
 
Gustavo Lucas em 05/02/2013 19:09:08
Quando eu estudei na época do André NUNCA recebi os materiais no primeiro dia de aula e que eu saiba somente algumas escolas recebiam no primeiro dia.
 
Elvis Goirez em 05/02/2013 18:44:51
Acho muito engraçado esse povo q mete o pau no prefeito, gente ele assumiu a prefeitura a dois meses queriam q ele desse conta de tudo em tão pouco tempo, calma gente deixa o homem trabalhar deixam as criticas pra daqui a hum ano, se a saúde vai mal reclama, a educação vai mal reclama,tudo o povo reclama, ele sabe o que deve fazer e como fazer se não , não estaria onde está.
 
Eliane Rodrigues em 05/02/2013 18:24:56
a licitação dos kits, merenda, etc, estavam todas enderaçadas, quer dizer nos iamos pagar muito, porque estava ganhando. ta certo bernal, faz o correto.
 
ADRIELLE PEREIRA em 05/02/2013 18:13:32
escolheram agora aguenta 4 anos não são 4 dias
 
adriana moreira em 05/02/2013 18:04:25
Os kits escolares nunca foram entregues logo no início das aulas, sempre eram entregues quase dois meses depois. Pelo menos nas três unidades que já trabalhei e trabalho, portanto não é só agora na gestão do Bernal que isso vai acontecer.........
 
Cássia Ferreira em 05/02/2013 17:38:19
Tenho dois filhos que sempre estudaram na rede municipal, o material era entregue no máximo de quinze a vinte dias após o início das aulas, com a presença do prefeito. Acho importante estarmos atentos na nova administração mas não devemos esquecer que na anterior também ocorriam atrasos. Quanto a merendeira e demais funcionários esta falta não deveria ocorrer, pois torna deficiente o funcionamento da rotina da escola e sem a merenda causar o desestímulo ao aprendizado.
 
Herleni Nicolau em 05/02/2013 17:35:20
Bernal, Meus "Parabéns" pra você!!!!
Esta "mandando bem"... "e assim mesmo que faz"... a maioria sem merenda, todos sem material escolar, educação "não" e prioridade tá.
 
Guilherme Gatt em 05/02/2013 17:29:17
Parabéns senhor prefeito!
 
Edson Pontes em 05/02/2013 17:20:45
Mais uma do Bernal hein? Afinal o que ele quer, não acredito que será necessário 4 anos para ele acabar com a nossa cidade, em apenas 2 meses, ele já conseguiu mostrar do que NÂO é capaz, não é capaz de administrar o salário dos servidores,não é capaz de verificar se as escolas estão sendo atendidas, tanto com funcionários, quanto com materiais. Isto é pior do que parece, considerando que as crianças e a escola tem um peso muito grande, não só para o município, e sim para o Brasil.
 
Ingrid Lara em 05/02/2013 17:05:44
Concordo com você Ana Paula Ribas
Parabéns Sr. Bernal!!!!!!
 
Màrcia Araujo em 05/02/2013 16:36:39
Isso que é mudança..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Parabéns messsmooooooooo, aos que fotaram nesse cara sem experiencia, graças a deus meu filho não depende da rede municipal, mas infelismente eu dependo da cidade, que só vai andar pra tras, passa logo 4 anos........Volta Neusinho....
 
Lenita Santos em 05/02/2013 16:36:31
NOSSA!! O BERNAL ESTA FAZENDO AS PESSOA QUE ELEGERAM ElE, PAGAR UM MICO DANADO. ESSE CIDADÃO TEVE TANTO TEMPO ANTES DE ASSUMIR PARA VER TUDO ISSO. ME PARECE UM PESSOA ARROGANTE, E MAL PREPARADO COMO DIZIA SEU ADVERSARIOS. VERGONHA! EM QUEM VOTAR?SÓ ANULANDO MESMO
 
Roberto nunes em 05/02/2013 16:36:12
como se essa situacao fosse surpresa pra alguem. pra quem nao nomeou varios secretarios ainda por falta de opcao e quadros, pra quem ja brigou com vereadores, ex-prefeitos...
quem nao sabia que esse radialista nao ia afundar campo grande?
so cego mesmo.
 
francisco guimaraes em 05/02/2013 16:27:47
Parabéns em Sr. Bernal !!! Começou bem... Parabéns também aqueles que votaram nele, queriam mudança? já estão tendo, só que pra pior,sinto muito pelos milhares de eleitores inocentes que terão de sofrer junto,e o que é pior as crianças, estudantes que nada tem a ver com isso.
 
ana paula ribas em 05/02/2013 16:17:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions