ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Nova equipe promete concluir usina e desativar lixão em agosto

Lidiane Kober e Filipe Prado | 26/03/2014 17:34
Secretários foram conferir situação do aterro sanitário em Campo Grande (Foto: Pablo Oliveira)
Secretários foram conferir situação do aterro sanitário em Campo Grande (Foto: Pablo Oliveira)

Em reunião, nesta quarta-feira (26), com catadores, representantes da nova equipe da Prefeitura de Campo Grande prometeram concluir UTR (Usina de Reciclagem de Resíduos) e desativar o lixão até agosto. Se não entregar a obra até o período, a administração corre o risco de ficar sem repasse de verbas federais.

Hoje, conforme a presidente da Associação Nacional dos Catadores, Gilda Macedo, a parte administrativa e o refeitório da UTR estão prontos e 50 pessoas trabalham no local. “Falta fazer a usina em si e pavimentar o acesso”, completou.

No quesito segurança, ela informou que o Corpo de Bombeiros, está “terminando o projeto de combate a incêndio”. “Os secretários nos prometeram entregar tudo até agosto”, emendou Gilda, fazendo menção à fala dos representantes da prefeitura presentes na reunião.

Neste sentido, sem dar detalhes, a presidente da associação destacou que ainda foram definidas as metas do projeto no encontro de hoje. “Muitas famílias ainda trabalham no lixão e temos pressa em resolver essa situação”, comentou Gilda.

Na semana passada, o prefeito Gilmar Olarte (PP) antecipou a decisão de priorizar contatos com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para resolver o problema do aterro sanitário. “Estamos atrás de solução para o lixo. Se não resolvermos dentro do prazo, que vai até agosto, o município não receberá nenhum dinheiro de Brasília”, alertou Olarte.

A exigência é para dar fim aos lixões e implantar aterros sanitários. Denominado de Dom Antônio Barbosa II, hoje, o espaço ainda é um misto de aterro com lixão.

Na reunião desta quarta-feira, representaram a prefeitura o diretor-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados) e o titular da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Alves Ferraz. Também marcaram presença integrantes do Corpo de Bombeiros.

50 catadores já atuam na Usina de Reciclagem de Resíduos (Foto: Plabo Oliveira)
50 catadores já atuam na Usina de Reciclagem de Resíduos (Foto: Plabo Oliveira)
Parte administrativa da usina está pronta (Foto: Pablo Oliveira)
Parte administrativa da usina está pronta (Foto: Pablo Oliveira)
Nos siga no Google Notícias