ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Nova etapa de campanha contra sarampo começa com baixa procura na Capital

As doses estarão disponíveis jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos, nas UBSs e UBSFs

Fernanda Palheta e Maressa Mendonça | 18/11/2019 12:41
(Foto: Maressa Mendonça)
(Foto: Maressa Mendonça)

No primeiro dia da segunda etapa da campanha nacional de imunização contra o sarampo, nesta segunda-feira (18), a procura pela vacina foi baixa nos postos de saúde de Campo Grande. A segunda fase da campanha é focada em jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos.

A reportagem do Campo Grande News esteve na UBS (Unidade Básica de Saúde) Tiradentes e na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Nova Lima no início da manhã. No Tiradentes, apenas um casal procurou pela imunização. Já na UBSF Nova Lima, a única procura foi pela vacina de tétano.

"Fiquei sabendo da campanha, mas a minha já estava em dia", disse a jovem, de 21 anos, Thais Mendonça. A mãe dela, dona de casa Luzineide Mendonça, de 50 anos, contou ter reforçado a vacina contra sarampo na última campanha. Ela não soube informar ao certo quando. Hoje ela aproveitou para saber se a carteirinha estava em dia e estava.

Conforme os relatos dos funcionários das unidades, a movimentação está dentro do esperado, já que as campanhas com focos em adultos têm um movimento menor. A correria do dia a dia e a falta de informação são alguns dos fatores que justificam o movimento.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a segunda fase da campanha seguirá os moldes da etapa anterior, com salas de vacinação mobilizadas em todas as unidades de saúde e, inclusive, locais com funcionamento durante o almoço. As doses começam a ser aplicadas às 7h15, encerrando às 16h45 na maioria dos locais.

Primeira etapa - Na primeira fase, 3 mil crianças foram vacinadas na Capital e para o Ministério da Saúde, a faixa etária alvo desta etapa é a mais difícil de ser alcançada em campanhas de vacinação e a que mais acumula números de casos confirmados da doença que voltou a aparecer no Brasil. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram registrados 1.729 casos de sarampo no País.

Esses jovens, segundo o ministério, nunca foram imunizados contra o sarampo ou se tomaram a dose em alguma fase da vida, não tiveram o reforço aplicado.

Nos siga no Google Notícias