A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

30/09/2013 11:10

Nove meses depois, Bernal libera passarelas concluídas em avenida

Bruno Chaves e Edivaldo Bitencourt
Demora na entrega das passarelas chegou a sete meses, contados após autorização para execução (Foto: Cleber Gellio)Demora na entrega das passarelas chegou a sete meses, contados após autorização para execução (Foto: Cleber Gellio)

As passarelas metálicas sobre o Córrego Segredo e o Rio Anhanduí, que estavam concluídas em dezembro, mas só dependiam da finalização, só foram liberadas na semana passada para o trânsito de pedestres, nove meses após a posse do prefeito Alcides Bernal (PP). Inicialmente, as obras na Avenida Ernesto Geisel seriam "concluídas" em fevereiro deste ano, mas a liberação só ocorreu sete meses após o previsto. 

Autorizado e assinado pela administração passada, em agosto de 2012, o projeto inicial previa a conclusão de cinco passarelas – as duas entregues na semana passada e outras três no cruzamento com as vias Afonso Pena, Dom Aquino e Barão do Rio Branco, concluídas ainda em 2012 – em fevereiro deste ano. Na época, o valor orçado foi de R$ 425 mil.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), Semy Ferraz, dois fatores fizeram com que o atraso passasse dos seis meses. Semy afirmou que a gestão passada não pagou a empresa Sulmetal Indústria por ter instalado as passarelas e que foi necessário incluir a ciclovia da Avenida Afonso Pena com a Avenida Ernesto Geisel, que não estava prevista no projeto inicial.

“Precisamos reprogramar o contrato e o pagamento. Por isso, a empresa paralisou a obra. Mas fizemos a readequação e o projeto foi retomado. O prazo final para a conclusão é até o dia 15 de outubro”, afirmou.

Empresa Sulmetal fazia últimos reparos na passarela da Ernesto Geisel com a 26 de Agosto (Foto: Cleber Gellio)Empresa Sulmetal fazia últimos reparos na passarela da Ernesto Geisel com a 26 de Agosto (Foto: Cleber Gellio)
As passarelas ainda não são totalmente utilizadas pelos pedestres, nem pelos que têm mobilidade reduzida (Foto: Cleber Gellio)As passarelas ainda não são totalmente utilizadas pelos pedestres, nem pelos que têm mobilidade reduzida (Foto: Cleber Gellio)

Utilização – Nesta segunda-feira (30), a empresa contratada para implantar as passarelas na avenida estava fazendo os reparos da construção na esquina da avenida Ernesto Geisel com a rua 26 de agosto. Segundo os funcionários, o “guarda-corpo” seria instalado para proteção dos usuários.

Para a funcionária pública Germana da Silva, 50 anos, a estrutura metálica oferece mais segurança aos pedestres. “É ótima e mais segura do que a outra passagem. Não precisamos ter que subir e descer. A gente precisa sair um pouco da faixa de pedestres, mas é melhor”, opina.

Já a funcionária pública Silvia Soares, 38 anos, avalia que os beneficiários com a nova passarela, além dos pedestres normais, são as pessoas que possuem mobilidade reduzida. “Minha filha, por exemplo, está com o pé machucado. Então, para ela é melhor atravessar na passarela do que subir os degraus da outra passagem”, conta. Para a mãe, idosos, cadeirantes, mulheres grávidas e outros também levarão vantagem quando forem transitar pela avenida.

No entanto, mesmo com a facilidade da passarela, quem precisa da cadeira de rodas para se locomover enfrenta dificuldades no momento de subir a calçada. Quem atravessa a Avenida Ernesto Geisel com a Rua Brilhante tem acesso as rampas. O mesmo não acontece na 26 de Agosto, quando o cadeirante não consegue subir o degrau pela falta de planejamento.



E mais uma vez o Bernal poe a culpa na administração passada. E o que ele fez até agora? Ficou contabilizando o que o outro fez ou deixou de fazer?
Quem quer faz, não espera acontecer, Sr. Prefeito Imperfeito!
 
Jéssica Santos em 30/09/2013 17:16:18
É melhor demorar e entregar alguma coisa com qualidade.
 
luiz alves em 30/09/2013 16:35:02
Não é para todos... A cidade é o reflexo da população que vive nela...
 
Sergio Luiz em 30/09/2013 14:31:08
O governo anterior deixou a cidade destruida e o Semy esta tentando fazer de TUDO para por em ordem, deem um tempo para ele.
 
Joaquim Silva em 30/09/2013 13:37:24
Se pra liberar passarelas prontas leva este tempo, imagina pra liberar os Ceinfs e Postos de Saúde em construção....
 
Ricardo Schell em 30/09/2013 13:36:19
Meu Deus, vamos parar de por a culpa na Gestão Passada e tentar resolver o problema é muito fácil por a culpa na Gestão Passada!Mostrem Serviço o que não fizeram até agora.
 
Cristiano Teixeira França em 30/09/2013 12:58:51
Acho que se atrapalharam na perseguição ao Bernal. Se estivesse concluida, não precisaria de finalizar. Foi tanta coisa precipitado no final do ano, aff
 
luiz alves em 30/09/2013 12:15:32
Na minha opinião, necessária, mas de péssimo gosto, verdadeira poluição visual. Deveriam pintá-las de verde para não agredir tanto ou não ter aquela altura toda, já que na Afonso pena, tem uma que é uma passarela, não uma gaiola como as demais.
 
Valter Antunes de Oliveira em 30/09/2013 12:03:37
eu sabia que isto ia acontecer mas vcs queriam mudança esta ai a mudança p/ pior quem errou sera perdoado mas não vamos voltar p/ o que e bom
 
temisto teodoreto braga em 30/09/2013 11:41:56
PRECISOU CAIR E MORRER UMA PESSOA PRA ELES LEMBRAREM DAS PASSARELAS...E AS OUTRAS PONTES E PASSARELAS QUE FAZIAM PARTE DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA AV. ERNESTO GEISEL A SEREM EXECUTADAS NA INAUGURAÇÃO DO SHOPPING NORTE SUL...??? NOSSA AVENIDA ESTA CAINDO, DESMORONANDO A CADA DIA MAIS SEM QUALQUER ATITUDE DESSA PREFEITURA OMISSA E PREGUIÇOSA...E O BERNAL ????...MUDOU PARA UMA MANSÃO...KKKKK
 
Marco Antonio Rodrigues em 30/09/2013 11:26:02
essas passarelas sao boas para os pedestres ...mais tem uma q esta instalada na ernesto geisel esquina com a rua brilhante...ali no meu ver nao tem tanto movimento e na esquina da ernesto geisel em frente ao shoping norte sul....pedestres tem atravessar naquela ponte sem segurança...e ali é muito mais movimentado porque nao mudar de lugar?
 
milton o ferreira em 30/09/2013 11:20:16
A GESTÃO PASSADA NÃO PAGOU PELO SERVIÇO?
MEU DEUS MAIS UMA CPI, PARA NÓS A POPULAÇÃO ENGOLIR.
 
FABIO DE MELO em 30/09/2013 11:18:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions