ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Novo decreto obriga máscaras também nas ruas, praças e dentro de carros

Mudança saiu em Diário Oficial nesta sexta-feira, menos de 24 horas depois da publicação do texto original

Jones Mário | 19/06/2020 11:13
Motorista de aplicativa com máscara, o que deve ser cobrado de todos os outros motoristas acompanhados. (Foto: Kisie Ainoã)
Motorista de aplicativa com máscara, o que deve ser cobrado de todos os outros motoristas acompanhados. (Foto: Kisie Ainoã)

Publicado na tarde de ontem (18), o decreto que obrigava o uso de máscaras em espaços fechados de Campo Grande, públicos e privados, já foi alterado. A proteção facial passou a ser exigida também em locais abertos, inclusive ao ar livre, como ruas, avenidas e praças, bem como nos veículos.

O endurecimento, adiantado pelo Campo Grande News, se deve a uma primeira “interpretação errônea” do decreto, como resumiu o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), Luís Eduardo Costa. Assim, a máscara será obrigatória também no passeio público de ruas e avenidas.

A edição do decreto determina o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) também no interior dos veículos com mais de um ocupante. A obrigação no transporte público segue inalterada.

As mudanças foram publicadas hoje no Diogrande (Diário Oficial do município).

A nova norma mantém a obrigatoriedade da utilização de máscara em estabelecimentos fechados, particulares ou não, comerciais, industriais e de serviços, com atendimento ao público. Entram neste quadro shoppings, lojas do varejo, supermercados, restaurantes, bares e conveniências, além de espaços comuns em condomínios residenciais e comerciais.

Homem com a proteção na manhã de hoje, no Centro da Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Homem com a proteção na manhã de hoje, no Centro da Capital. (Foto: Marcos Maluf)

O decreto diz também que o EPI não precisa ser usado nas academias ou demais espaços fechados de atividades esportivas, bem como por pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais que não consigam utilizar as máscaras, e por crianças menores de 4 anos.

A revisão do texto inclui nas exceções demais pessoas com atestado médico que confirme a impossibilidade do uso da máscara.

O fornecimento gratuito ou venda de máscaras é facultativa aos estabelecimentos particulares ou públicos. O EPI não será exigido durante o consumo de alimentos e bebidas em restaurantes, cafés, bares, praças de alimentação e similares.

Os estabelecimentos abrangidos são obrigados a “coibir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara”.

A medida que obriga o uso do EPI tenta coibir o avanço do novo coronavírus na Capital, que, hoje, já soma 975 casos confirmados.

No Estado, o uso obrigatório da máscara passa a valer a partir da próxima segunda-feira (22), para os 79 municípios.

*matéria alterada às 12h, após publicação oficial do decreto adiantado pela reportagem.

Nos siga no Google Notícias