ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Número de feridos após amônia vazar em frigorífico pode chegar a 100

Vazamento ocorreu por volta das 13h, na unidade o frigorífico JBS, que fica na BR-060, saída para Sidrolândia

Luana Rodrigues e Adriano Fernandes | 06/04/2017 15:24
Unidades de resgate deixando o frigorífico. (Foto: Adriano Fernandes)
Unidades de resgate deixando o frigorífico. (Foto: Adriano Fernandes)

Pelo menos 24 pessoas foram socorridas, até o fechamento deste texto, depois de passar mal na tarde desta quinta-feira (6), por conta de vazamento de amônia na unidade II do frigorífico JBS, que fica na BR-060, saída para Sidrolândia, em Campo Grande. 

Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento de Urgência) estão no local, prestando socorro às vítimas mas, segundo a Coordenadoria Geral de Urgência da Capital, o número de vítimas pode chegar a 100.

“Fomos avisados de um incidente com múltiplas vítimas, inicialmente a estimativa era mais de 400 pessoas. Instituímos um protocolo para estes casos, em que é colocado um médico triador dentro do local do acidente. De imediato, o médico viu que não há nenhuma vítima em estado grave, mas muitas precisando de socorro”, explicou o coordenador geral de urgência do município, Yama Albuquerque Higa.

A triagem dos funcionários está sendo feita numa área no pátio do frigorífico. De acordo com Higa, o médico consulta os feridos e eles são encaminhados às unidade de saúde próximas ao local, conforme a gravidade.

Até o fechamento deste texto, seis vítimas haviam sido levadas para o Hospital Regional, outras seis para a UBS Coophavila, três para o Aero Rancho, dois para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon e sete para o posto de saúde do Santa Mônica.

A amônia é considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Tem um cheiro característico e é irritante quando inalada. O nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, causa tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.

“Pode ser que num momento inicial, o paciente não apresente gravidade, mas o quadro pode evoluir, a amônia é extremamente volátil, por isso todos os pacientes que apresentarem algum sintoma serão encaminhados a unidades de saúde”, explicou Higa.

Funcionários retornando para dentro da empresa. (Foto: Adriano Fernandes)
Funcionários retornando para dentro da empresa. (Foto: Adriano Fernandes)

Vazamento - Vários funcionários passaram mal devido ao forte cheiro do produto químico. Assustados com o vazamento, muitos trabalhadores correram para fora da unidade e ficaram as margens da rodovia. Alguns desmaiaram e outros vomitaram em reação ao produto.

Sem se identificar, eles contaram que por volta das 13h logo após o almoço, trabalhavam normalmente quando um grupo começou a correr gritando "amônia". Segundo eles, "foi uma cena de horror" com muitas pessoas correndo e caindo pelo chão, inclusive mulheres grávidas.

O alarme de emergência teria sido acionado na hora do vazamento, conforme funcionários, para avisar da situação. "Do meu lado duas mulheres desmaiaram e para trás foram ficando várias caindo pelo chão" disse uma funcionária de 34 anos, que não se identificou.

A empresa pediu para que todos os trabalhadores voltem para dentro da unidade, conforme pode ser visto no vídeo abaixo:

O local deve ser interditado até o problema ser resolvido. A Polícia Civil e a perícia estão no local para apurar as causas do incidente. Os vazamentos de amônia em unidades do JBS não são tão raros. A última registrada na unidade da saída para Terenos, em Campo Grande, foi em agosto de 2016, quando os cerca de 900 funcionários foram dispensados.

O JBS foi procurado pelo Campo Grande News, mas deve se manifestar sobre o caso nas próximas horas.

Nos siga no Google Notícias