ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

OAB faz panfletagem com orientações aos pacientes com dengue

Francisco Júnior e Gabriel Neris | 23/03/2013 12:47
Advogados realizaram panfletagem no centro da cidade. (Foto: João Garrigó)
Advogados realizaram panfletagem no centro da cidade. (Foto: João Garrigó)

Diante da epidemia de dengue em Campo Grande, cerca de 50 advogados fizeram uma panfletagem no centro da cidade, neste sábado (23), com orientações sobre a doença.

A ação é promovida pela Comissão de Direito a Saúde da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul). Os advogados percorreram a avenida Afonso Pena e as ruas 13 de Maio, 14 de Julho e Dom Aquino.

De acordo com o advogado Jayme de Magalhães, a mobilização visa mostrar aos cidadãos os perigos da dengue. “O índice da epidemia é alto e preocupante. Nos reunimos várias vezes na OAB para planejar essa campanha”, explicou.

A OAB orienta que todo o cidadão que estiver em estado grave ou em maior sofrimento, precisa ser atendido primeiro. Mesma situação é válida, principalmente, para portadores de deficiência, grávidas e idosos; após a confirmação do diagnóstico, o paciente tem direito gratuito ao medicamento prescritos pelo médico.

A entidade ainda alerta aos pacientes com planos de saúde. As operadoras não podem vedar o atendimento ao portador da doença. Além disso, é direito do paciente, segundo a OAB, receber um laudo médico ou atestado para apresentar no trabalho ou para encaminhamento ao outro especialista.

De acordo com Jayme, essa ação será realizada em outras datas.

Conforme o último boletim epidemiológico de controle da dengue divulgado no dia 20 deste mês, em Mato Grosso do Sul, de janeiro deste ano até o último dia 16, foram notificados 68.270 casos de suspeita da doença no Estado.

O aumento de casos com relação ao levantamento anterior, feito até o dia 9, foi de 3.726 notificações. Até o dia 9, foram registradas 62.595 suspeitas de dengue.

O número de mortes causados pela doença segue em 20. Outros três casos ainda são investigados, em Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Campo Grande, enquanto em outras 11 mortes foi descartada a dengue como causa.

Nos siga no Google Notícias