A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

03/07/2011 09:20

OAB questiona aumento no número de vereadores em Campo Grande

Angela Kempfer
Leonardo Duarte lembra que a mudança fará de Campo Grande uma das raras capitais brasileiras com mais vereadores do que deputados estaduais.Leonardo Duarte lembra que a mudança fará de Campo Grande uma das raras capitais brasileiras com mais vereadores do que deputados estaduais.

A aprovação no aumento no número de vereadores em Campo Grande, de 21 para 29, é questionado pela Ordem dos Advogados em Mato Grosso do Sul.

Em nota publicada no site da OAB, o presidente da entidade diz que não “há um bom motivo para um aumento de mais de 40% do número de vereadores na cidade, até porque o ritmo de crescimento da população (e de eleitores) é muito menor que este”

Leonardo Duarte lembra que a mudança fará de Campo Grande uma das raras capitais brasileiras com mais vereadores do que deputados estaduais.

“A atitude dos vereadores campo-grandenses demonstra cabalmente que necessitamos realmente de uma reforma política no país. No caso específico, precisamos trabalhar com a seguinte concepção: quando escolhemos nossos parlamentares não estamos passando uma procuração em branco. Precisamos trabalhar com a ideia de que a representação tem limites. Hoje não tem e precisamos mudar isso”, reclama Leonardo.

A OAB reclama que o assunto não foi amplamente discutido e aprovado de repente, sem maior reflexão junto a comunidade.

“Essa é uma questão que diz respeito diretamente à população, até porque os vereadores são representantes do povo, e que, portanto, deveria ser consultada para a ampliação da sua representação”.

Apesar da Câmara Municipal garantir que mais vagas de vereadores e, por consequência, assessores desses parlamentares, não vão aumentar custos, a Ordem dos Advogados dúvida e reforça que “Campo Grande tem notória carência em inúmeras áreas —como educação, saúde, transportes públicos, saneamento e outras—, para arcar com mais essa despesa”.

Os vereadores de Campo Grande aprovaram no dia 30 de junho uma modificação na lei orgânica do município que aumenta oficialmente o número de vagas de vereadores.

O aumento do número de vereadores, de acordo com as faixas populacionais de cada município foi determinada pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Vereadores, a PEC 58, aprovada em setembro de 2009.

A proposta previa a retroatividade da validade da lei, porém ao STF (Supremo Tribunal Federal), considerou inconstitucional, os artigos que dariam posse imediata aos suplentes de vereadores, eleitos na última eleição municipal.



NA VERDADE ELES OS VEREADORES ESTAO LEGISLANDO EM CAUSA PROPRIA PORQUE SABE QUE O RETORNO DE MUITOS FICARIAM DIFICIL SEM APROVAÇÃO DESTA LEI QUE VAI DIMINUIR O NUMERO DE VOTOS PARA SEREM ELEITOS.
 
pedro garcia em 04/07/2011 09:56:01
Se aumentar para 30 fará muita diferença. Os postos de saúde continuarão perfeitos, não teremos novos buracos nas ruas, os professores serão finalmente valorizados, e por aí vai.
 
Áttila Gomes em 04/07/2011 09:38:40
Falta de respeito com nós eleitores corja. vou votar em branco nas proximas eleições tenho vergonha desses vereadores aff.
 
Alex Correa em 04/07/2011 08:56:41
Isso é pura malandragem, 21 vereadores já é até demais....agora ainda querem aumentar mais 8? Só pode ser brincadeira.....ACORDA BRASIL!!!!!!!
 
Rosangela Carvalho em 04/07/2011 08:50:22
Como disse o Paulo Siufi, "sou legalista, estou somente adequando a lei orgânica do municipio, nao tem como mudar a Constituição". A OAB deveria é defender a Constituição.
 
pedro lima em 04/07/2011 07:42:11
Parabéns presidente da OAB. Os vereadores se esqueceram do povo! Resolveram aumentar as vagas sem ouvir a população.
 
Francisco Mendes de Almeida em 04/07/2011 06:54:39
Como administradora não conheço nenhuma fórmula onde aumenta a quantidades de colaboradores (vereadores, assessores) sem aumentar os custos fixos. Se alguém souber por favor passe a diante, pois muitas pessoas também querem saber assim como eu!
 
Vera Lucia Struckl em 03/07/2011 12:55:33
realmente isso e um abisurdo por que esse aumento e so gosto maior do dinheiro publico ,que davia fazer para mellhora a saude publica para nos que precisamos agora emtre eles decide aumenta vereadores por qual motivo os que tem ja e muito e o suficiente para fazerem auguma coisa para nossa campo grande isso por que parece que tem dinheiro sobrando e eles nao sabe como gasta ai inventa gosto superfo nos populaçao como ficamos e nossa opiniao eles nao quer saber sao coisas do poder publico mesmo aonde vamos parar com isso so os advogados que podem questionar mesmo nos somos umide nao podemos nao temos vez e brasillll.
 
Maria José Brito de Santos em 03/07/2011 12:26:58
Olá Pessoal!
Concordo com o aumento do número de vereadores, desde que, não aumente o repasse ao legislativo municipal.
Atualmente temos 01 (um) vereador para quase 39.000 habitantes, acho dificil um vereador representar de maneira atuante sua comunidade.
- ESCOLHA BEM AQUELE QUE POSSA REPRESENTAR OS INTERESSES DO BAIRRO E CIDADE ONDE VIVE.
minha opinião.
Sou apenas um eleitor
 
Adriano Pereira em 03/07/2011 12:06:04
parabéns OAB, tem que ficar atento a essas máfia q existe dentro destes orgãos público. Neste caso, e pra facilitar esse pessoal de radio e televisão, q fica mandando beijinhos e sacolão pra os ouvintes, aí depois se candidata, ganha a eleição. e não faz nada para comunidade, Aliás, quero fazer um pedido as emissora de radio e televisão. parar de ceder horarios a esses apresentador da política,que nem apresentar programa de tv sabe.
 
daniel mendes em 03/07/2011 11:35:00
é uma vergonha aumentar o numero de vereadores em campo grande, porque eles nao olham com mais carinho para a santa casa que vive um caos, o eleitor tem que por a mao na conciencia na hora de votar ou melhor nao votar mais em ninguem assim eles começavam a respeitar mais a populaçao.
 
aparecido borges em 03/07/2011 10:46:37
É mais um absurdo ,uma vez que o contrubuiente é quem paga a conta.E não é se quer consultado. Ao invéz de se preocuparem com numero de vereadores na camara, munucipal,deveriam é pensar na saúde que anda doente,Falta remédio profissionas na area é um verdadeiro caus. Educação que carece de atenção,sem falar em segurança,e outros serviços estruturais que precisa ser melhorado. Nós contribuinte, principalmente pequenos empresários e emprendedores,a população em geral, já é sacrificada com a grande carga tributária. Gostária de saber se os politicos não tem nenhum senso de simancol?
Se houvesse um pouco de coerencia a vida seria bem melhor. Porém a classe politica Só pensa em acerto conchavos, para colocar os seus apadrinhados, e resto é que se vire como puder. Parabéns a OAB por se manifestar contra.Nós precisamos de pessoas e entidades que nos defenda pois na maioria das vezes somos indefesos pois quem nos deveria nos defender,fazem ao contrário.
Eu agradeço este espaço para fazer este comentário que é mais um desabafo.

Moisés de Souza Fagundes.

 
Moisés de Souza Fagundes em 03/07/2011 10:33:00
A OAB DEVERIA TOMAR FRENTE E PUBLICAR A EXEMPLO DE JARAGUÁ DO SUL- FAZER CARTAZES E ESPALHAR OUTDOORS COM MENSAGEM:
FALTA TUDO : MÉDICOS, REMÉDIOS, LEITOS HOSPITALARES, CRECHES, ESCOLAS. NÃO PRECISAMOS DE MAIS VEREADORES!!!! SE AGENTE SE MOBILIZAR E ESPALHAR OUTDOORS PELA CIDADE DUVIDO QUE TERÃO CORAGEM DE VIR COM MAIS VEREADORES. NÃO PRECISAMOS DISSO

VAMOS NOS MOBILIZAR E MONTAR UM GRUPO DE PESSOAS E PAGAR ÀS NOSSAS CUSTAS OUTDOORS COM AQUELES DIZERES: FALTAM : MÉDICOS, ENFERMEIROS, CRECHES, ESCOLAS, SAÚDE, SEGURANÇA PÚBLICA, LEITOS HOSPITALARES, REMÉDIOS, HABITAÇÃO E VERGONHA ! NÃO PRECISAMOS DE MAIS VEREADORES!

VAMOS FAZER UM LEVANTE CONTRA ISSO. OU VAMOS ESPERAR NOSSOS CARNÊS DE IPTU DO ANO QUE VEM?
 
JOAO SOUZA em 03/07/2011 10:25:11
Não sei se a OAB/MS, através de seu Presidente, poderá toma alguma atitude. Mas que é desnecessário esse aumento exagerado de vereadores na nossa cidade é notório. Mis despesas para nós contribuintes, que iremos pagar a conta.
 
MARCELLO MENDES em 03/07/2011 10:22:49
Deveria aumentar é os medicos nos postos de saúde, chega de vereadores,só para comer dinheiro dos impostos que os contribuintes pagam, o correto é diminuir e não aumentar.
 
dorvalino afonso vilela em 03/07/2011 10:17:27
É assim que "nossos representantes" ilustres nos representam, com corporativismo e com a chance de renovar o mandato na próxima eleição. Mas só tem um culpado para que tudo isso aconteça; O POVO. É o povo qo
 
MARCOS CAETANO DA SILVA em 03/07/2011 09:55:18
Pouca vergonha! fazer isso sem consultar a população,o povo brasileiro tem que ter uma reação,os desmandos estão estrapolando tudo que pode existir de bom senso,cada dia fica pior e nada aconteçe...só DEUS pra nos livrar de tamanha pouca vergonha!!!
 
telma da silva em 03/07/2011 07:42:11
isso eh uma total falta de educacao com os municipes. em vez de aumentar gastos com investimentos na saude e na seguranca ficam so pensando em ter mais chances para se elegerem e fortalecer seus partidos politicos.
 
maik rezende em 03/07/2011 07:28:07
não se pode acreditar em aumento de 40% de vereadores e que este mesmo percentual não sejam aumentados nas contas desta corte. ''vamos conferir''
 
ari de oliveira silva em 03/07/2011 07:20:25
Questionou pra quê, pois se já foi aprovado o aumento no número de vereadores. Só resta o eleitor não votar nesses vereadores que aí estão legislando em causa própria.
 
Carlos José em 03/07/2011 06:57:06
Que absurdo... esses vereadores brincam com a cara dos eleitores, o pior que a maioria das pessoas permanecem quietas...Temos que mostrar nossa revolta com esse tipo de coisa...
 
Rose de Oliveira em 03/07/2011 06:12:52
O NÚMERO DE VEREADORES E DEPUTADOS, DEVERIA SER CONDICIONADO AO NUMERO DE MÉDICOS E POLICIAIS ATUANDO EFETIVAMENTE. PRECISAMOS DE TRABALHADORES PARA O POVO, NÃO DE SUGADORES DO DINHEIRO PÚBLICO.
 
valter antunes em 03/07/2011 05:16:31
Parabéns ao presidente da OAB, MS, Dr. Leonardo Duarte, alguma coisa tem que ser feito para impedir essa injustiça e imoralidade que a casa de leis de Campo Grande fecha os olhos aos problemas que Campo Grande passa nas áreas: sáude, educação e segurança.
Tem é que baixar o número . Falar em aumentar é algo VERGONHOSO E IMORAL. Tenho dito.
 
JOÃO ALVES DE SOUZA em 03/07/2011 04:12:32
Ainda bem que temos a OAB para fiscalizar o que acontece em nosso Estado. Confesso que não tinha analisado esssa história do aumento de vagas de vereadores da capital sob a ótica do presidente da OAB. É isso aí, ficar de olho. Valeu!!!
 
Ramiro Ernesto Villanova em 03/07/2011 01:37:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions