A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

02/11/2015 15:00

Ônibus chega vazio em bairro, mas não pega moradores no caminho

Alan Diógenes
Usuários desembarcar em outros terminais, ônibus chega vazio em terminal, e moradores ficam para trás. (Foto: Marcos Ermínio)Usuários desembarcar em outros terminais, ônibus chega vazio em terminal, e moradores ficam para trás. (Foto: Marcos Ermínio)
Estudante disse que situação é pior no período noturno. (Foto: Marcos Ermínio)Estudante disse que situação é pior no período noturno. (Foto: Marcos Ermínio)

Moradores da região da Moreninhas enfrentam dificuldades quando o assunto é transporte coletivo. Quem necessita do ônibus para trabalhar ou estudar na área central, acaba ficando para trás por conta da superlotação durante a integração entre terminais com usuários de outros bairros mais próximos do Centro da Capital

Por exemplo, quem utiliza a linha que faz o trajeto Shopping Campo Grande até o Terminal Moreninhas, ou vice-versa, não consegue embarcar. Isso porque o ônibus não para em pontos da Afonso Pena, onde acaba ficando lotado.

De lá ele segue até o Terminal Morenão sem pegar nenhum passageiro no caminho. No terminal usuários que moram na região do Terminal Guaicurus embarcam, deixando mais moradores dos Moreninhas para trás. Ao chegar no Guaicurus, o ônibus esvazia, e segue desta forma até o Terminal das Moreninhas.

A estudante Jéssica Cristina, 17 anos, contou que o fato acontece principalmente no período noturno, onde a concentração de universitários de toda a cidade é maior nos terminais. “A galera do Moreninhas sempre fica para trás, ou ainda no Centro, ou no terminal Morenão”, explicou.

A técnica de enfermagem Glauce Silva, 37, necessita do transporte coletivo de vez em quando. Para ela, a solução seria colocar uma linha que não parasse nos terminais ou colocar mais ônibus na frota. “Principalmente 061 que vai até o shopping, ele é o mais lotado. É preciso organizar isso direito”, comentou.

A operadora de caixa, Maria Rita, 26, também confirmou a situação. “O ônibus nunca consegue pegar a população do Moreninhas, mas quando chega no Terminal Guaicurus ele fica vazio e segue assim até o bairro. Complicado viu”, destacou.

Segundo a costureira Tereza Leite, 57, o Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte público na Capital, fez uma mudança para evitar o problema. “O linha expresso que não parava nos terminais, começou a parar para ajudar, mas mesmo assim não está adiantando. Acho que o ideal era colocar ônibus articulados, nem eu sei mais. Só sei que quem sofre é o usuário”, finalizou.

Conforme a assessoria do consórcio, quem tem a responsabilidade de repassar o número de veículos e solicitar que fiscais acompanhem essa situação, é da prefeitura por meio da Agetran (Agetran Municipal de Transporte e Trânsito). Entramos em contato com a assessoria da prefeitura, na noite de sexta-feira (30), mas as ligações não foram atendidas.

Linha expresso agora entra nos terminais, mesmo assim não ajudou a resolver o problema. (Foto: Gerson Walber)Linha expresso agora entra nos terminais, mesmo assim não ajudou a resolver o problema. (Foto: Gerson Walber)


COMO AGENTE DE TRÂNSITO É DIFÍCIL DE ENTENDER QUE NUMA MESMA LINHA DE ÔNIBUS POSSA HAVER DIFERENÇA ENTRE PASSAGEIROS COMO MOSTRA A REPORTAGEM, COMO EXPLICAR TAMBÉM A SITUAÇÃO RECOLHE, QUANDO ENCERRA O HORÁRIO NO CENTRO OU NO BAIRRO O MESMO VOLTA VAZIO E COM ISSO HÁ O GASTO DE COMBUSTÍVEL QUE PODERIA SER PAGO COM PASSAGEIROS USANDO ESSE TRANSPORTE, ASSIM DIMINUINDO O CUSTO.
OUTRA SITUAÇÃO É O USO DE ÔNIBUS DE AR CONDICIONADO, COM POUCOS PASSAGEIROS E O TEMPO TODO VOLTA PARA O BAIRRO PRATICAMENTE VAZIO.
SENHORES SÓ QUE TAMBÉM USA A VIA E CONGESTIONA O TRÂNSITO.SÓ GASTOS PARA EMPRESA AI TEM QUE AUMENTAR MESMO AS PASSAGENS, FALA SÉRIO.
 
Luiz Carlos Santos Messias em 02/11/2015 18:22:53
Campo Grande é uma vergonha nacional. Tudo o que vemos são empresários corruptos, gananciosos, interessados apenas no lucro, em encher de dinheiro seus próprios bolsos e a população que se dane. E ainda querem aumentar o valor do transporte coletivo. Ultimamente tenho sentido muita vergonha de morar nesta cidade, neste estado.
 
Mariana Carvalho em 02/11/2015 17:20:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions