ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Ônibus circulam com todos sentados, apesar de reclamação de quem tem de esperar

O fluxo de passageiros passou a ser fiscalizado por funcionários do Consórcio Guaicurus e guardas municipais

Aline dos Santos e Clayton Neves | 09/04/2020 08:13
Fiscal controla entrada de passageiros em ônibus no terminal Guaicurus. (Foto: Marcos Maluf)
Fiscal controla entrada de passageiros em ônibus no terminal Guaicurus. (Foto: Marcos Maluf)

A quinta-feira é de cena rara nas primeiras horas da manhã em Campo Grande: os ônibus do transporte coletivo deixam os terminais somente com passageiros sentados. Porém, os usuários reclamam de ter de esperar o próximo veículo.

 A exigência de não levar passageiros em pé, medida para evitar aglomeração em tempos de pandemia do novo coronavírus, vinha sendo descumprida, conforme registro dos leitores.

Hoje o fluxo de passageiros passou a ser fiscalizado por equipes do Consórcio Guaicurus e guardas municipais. No entanto, segue o tumulto nas plataformas, onde as pessoas não mantêm a distância mínima.

No Terminal Guaicurus, um fiscal na porta do ônibus controlava o acesso dos passageiros. Conforme presenciado pela reportagem, a linha com maior público é a 087, que passa por outros dois terminais: Morenão e General Osório.

Por volta de 7h30, a fila era de cem pessoas à espera do 087. Passaram três veículos na sequência e ainda assim a fila só fazia aumentar. Com a fiscalização, os ônibus levam apenas passageiros sentados.  A Guarda Municipal mantém uma viatura na entrada do terminal Guaicurus.

Os passageiros reclamaram da demora e pedem mais ônibus para atender a demanda. “Se fosse para ir todo mundo sentado, tinha que colocar mais ônibus. Para sair um e logo encostar outro. Está demorando demais, isso atrapalha a gente”, afirma Doralina Garcia, 42 anos, que trabalha como serviços gerais.

"Está demorando demais, isso atrapalha a gente", diz Doralina, que já estava atrasada para o trabalho. (Foto: Marcos Maluf)
"Está demorando demais, isso atrapalha a gente", diz Doralina, que já estava atrasada para o trabalho. (Foto: Marcos Maluf)

Ela relata que chegou ao terminal Guaicurus às 6h40 e uma hora depois ainda aguarda embarcar num ônibus da linha 075, que vai até o terminal General Osório, passando pelo Hércules Maymone. “Tinha que está no serviço às 7h20. Cuido de duas crianças e preciso chegar para minha patroa ir trabalhar”, diz Doralice, preocupada com o relógio que já marcava 7h40.

A diarista Jussara Rodrigues, 42 anos, esperou uma hora pela chegada do ônibus no terminal Guaicurus. Ela chegou às 6h40 e sé embarcou às 7h35.

No terminal Morenão, há guardas municipais na entrada e uma viatura circula pelo local. Os ônibus eram liberados apenas com todos os passageiros sentados. A mesma situação foi verificada pela reportagem no ponto de embarque na Praça Ary Coelho, Centro da cidade.

Natanael Nogueira, 36 anos, conta que todos os dias caminha até o terminal Morenão, onde pega um ônibus com destino ao Itamaracá, onde trabalha. “No horário que pego o ônibus não tem lotação, acredito que é por ser mais perto das 8h, fora do horário de pico”, afirma.

Para a empregada doméstica Maria Ferreira de Araújo, 47 anos, a medida de controlar o número de passageiros está correta. “Tem que fiscalizar para evitar tumulto. É bom não arriscar”, diz, ao comentar os casos de coronavírus em Campo Grande.

O Consórcio Guaicurus orienta a evitar horários de pico e pede que empresários façam turnos alternativos. Também informou que colocou ônibus extras em alerta, para caso a demanda aumente muito em alguma região. Se o passageiro insistir em permanecer no ônibus de pé, a orientação aos motoristas é ligar para Guarda Municipal e não sair do local até que seja resolvida a situação.

Viatura da Guarda Municipal no terminal Morenão. (Foto: Marcos Maluf)
Viatura da Guarda Municipal no terminal Morenão. (Foto: Marcos Maluf)
Aglomeração na plataforma de embarque do terminal Guaicurus. (Foto: Marcos Maluf)
Aglomeração na plataforma de embarque do terminal Guaicurus. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias