ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Operação autua e multa comerciantes por furto de energia

Dono de açougue devia R$ 20 mil de energia. Outro comerciante derreteu medidor para cessar cobrança

Mirian Machado | 18/02/2022 14:37
Equipes durante vistoria em relógio medidor de energia de comércio. (Foto: Divulgação/PCMS)
Equipes durante vistoria em relógio medidor de energia de comércio. (Foto: Divulgação/PCMS)

A "Operação Choque de Luz" contra crimes de estelionato e furto de energia elétrica foi deflagrada nesta sexta-feira (18) pela Polícia Civil, através da 4ª Delegacia de Polícia da Capital. Ao menos 35 pontos, nos bairros Moreninhas e Rita Vieira, investigados há dois meses, foram alvos das vistorias.

Entre os locais, há lojas de roupas de grifes, açougues, conveniências e salão de beleza de alto padrão.

Dos quatro pontos suspeitos, em três, foram constatados o crime de estelionato e no outro, de furto de energia. Ambos foram autuados administrativamente mediante multa e pagamento da energia consumida durante o período da fraude, além de responderem criminalmente pelos delitos perpetrados.

Peritos e funcionários da Energisa participaram da operação. (Foto: Divulgação/PCMS)
Peritos e funcionários da Energisa participaram da operação. (Foto: Divulgação/PCMS)

Conforme apurado pela reportagem, o proprietário de um açougue tem dívida com a Energisa em mais de R$ 20 mil. A energia dele foi cancelada pela empresa, era para estar desligada, porém o próprio proprietário religou puxando fios direto do poste, sem medição de energia. Ao perceber a presença da polícia no local, o comerciante fugiu.

Em outro comércio, o empresário teria usado um dispositivo chamado Magnetron usado nos aparelhos micro-ondas para burlar as contas. Com o dispositivo, o suspeito derreteu o medidor de energia por dentro, o que fez com que o mesmo parasse de registrar consumo.

"O dono de uma conveniência encaminhado à 4ª DP, não foi autuado em flagrante, porque depende de laudo pericial, mas responderá por estelionato e, se for o caso, indiciado posteriormente. Os donos do salão de alto padrão e da loja de roupa de grife não compareceram ao estabelecimento, mas foram identificados e será instaurado inquérito policial e responderão por estelionato. O dono do açougue fugiu com a chegada da equipe da Energisa e responderá por furto de energia", explicou a delegada responsável pela operação, Anne Karine Sanches Trevisan.

Em ambos os locais, houve a regularização da energia elétrica. Os demais locais serão analisados caso a caso.

Doze 12 equipes da Energisa participam da operação durante todo o dia, com base em informações do Centro de Inteligência de Combate a Perdas, que monitora constantemente o comportamento de consumo dos clientes, em cumprimento à obrigação regulatória determinada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Para denunciar casos de furto de energia, o cliente pode entrar em contato pelo Canal de Atendimento - Call Center 24 horas: 0800 722 7272, pelo aplicativo Energisa ON e pelas Redes Sociais. Diariamente, a empresa recebe cerca de 350 denúncias de irregularidade, o que mostra que a sociedade não aceita mais essa prática.

Doze equipes da Energiza auxiliaram policiais e peritos em operação, com base em informações do Centro de Inteligência de Combate a Perdas. (Foto: Divulgação/PCMS)
Doze equipes da Energiza auxiliaram policiais e peritos em operação, com base em informações do Centro de Inteligência de Combate a Perdas. (Foto: Divulgação/PCMS)

Nos siga no Google Notícias