ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Operação Finados flagrou 23 crianças trabalhando em cemitérios

Maior número foi no Cruzeiro com 16 crianças vistas trabalhando; No Santo Amaro, sete foram flagrados

Danielle Valentim | 02/11/2018 17:05
Cemitério Cruzeiro foi local onde mais flagrantes ocorreram. (Foto: Simão Nogueira)
Cemitério Cruzeiro foi local onde mais flagrantes ocorreram. (Foto: Simão Nogueira)

A Operação Finados, para prevenir e combater o trabalho infantil nos cemitérios de Campo Grande, flagrou entre ontem e hoje (2) 23 crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, em atividades irregulares.

Os flagrantes aconteceram em dois, dos 10 cemitérios da Capital. O maior número foi no Cruzeiro com 16 crianças vistas trabalhando.

No Santo Amaro, sete crianças e adolescentes foram flagrados na manhã deste sábado (2). Ontem, a equipe não localizou nenhum menor.

A auditora fiscal do trabalho Maristela Borges de Souza Saravi explica que a criança ou adolescente pego trabalhando, antes de ser convidado a deixar o local, passa os dados pessoais e endereço de sua casa.

“Os dados são encaminhados a Rede de Proteção, que é uma equipe multidisciplinar, que inicia o processo de intervenção com uma visita a família dessa criança. Na casa, a equipe constata o que os moradores precisam e se a criança está frequentando a escola”, explica.

No ano passado, foram encontradas 42 crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, desenvolvendo atividades irregulares tanto no interior desses locais quanto no entorno.

A fiscalização ocorrerá em todos os cemitérios públicos e particulares da cidade: Parque das Primaveras, Parque de Campo Grande, Jardim das Palmeiras, Memorial Park, Nacional Park/Moreninhas, Park Monte das Oliveiras e Jardim da Paz. Haverá patrulhamento interno, com utilização de drone, para alcançar uma maior extensão de área.

Mato Grosso do Sul ocupa a 11ª posição no ranking nacional do trabalho infantil. São aproximadamente 46 mil crianças e adolescentes submetidos ao trabalho precoce. Destes, cerca de 8 mil têm menos de 14 anos.

Nos siga no Google Notícias