ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Paciente oncológica espera há 14 dias limpeza de cateter de tratamento

A manutenção ocorre a cada 45 dias no Hospital Regional e segundo ela, nunca ocorreu atraso na higienização

Lucia Morel | 25/04/2023 18:49
Hospital Regional no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Hospital Regional no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Há 14 dias, a pedagoga Julia Vitória Francisca de Moura, de 23 anos, espera limpeza de cateter implantado em seu corpo para receber medicamentos de quimioterapia. A manutenção ocorre a cada 45 dias no Hospital Regional e segundo ela, nunca ocorreu atraso nessa higienização. “Faço apenas a manutenção e a cada seis meses faço exames e consulta com a médica”, contou.

Ela está com o cateter há dois anos e há três começou quimioterapia para tratar leucemia mieloide aguda. “Foi difícil conseguir pois ele é caro”, disse a jovem sobre o equipamento que está acoplado próximo ao ombro, reforçando que “eu corro risco desse aparelho entupir e eu perder”.

Equipamento que está acoplado próximo ao ombro de Júlia. (Foto: Arquivo pessoal)
Equipamento que está acoplado próximo ao ombro de Júlia. (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo ela, o que disseram é que não tem agulha para fazer a limpeza e ela não sabe quando deverá conseguir fazer a higienização do cateter.

Em reposta, o HR informou que “o caso relatado já está sendo apurado”, sem detalhes de quando chegarão insumos. “Para garantir a privacidade e sigilo médico de quem busca por atendimento no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), não repassamos informações pontuais de pacientes”, finaliza a nota do hospital.

O HRMS disponibiliza canais de comunicação por onde devem ser encaminhadas reclamações e sugestões à Ouvidoria, por meio do telefone (67) 3378-2708 e do e-mail: ouvidoriahrms@funsau.ms.gov.br.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias