ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Pacientes reclamam de demora e diagnósticos na UPA da Vila Almeida

Nyelder Rodrigues e Nícholas Vasconcelos | 20/04/2013 17:10
UPA da Vila Almeida é uma das principais unidades de saúde da região oeste de Campo Grande (Foto: João Garrigó)
UPA da Vila Almeida é uma das principais unidades de saúde da região oeste de Campo Grande (Foto: João Garrigó)

O mesmo problema de sempre: pacientes esperando durante horas por atendimento nos postos de saúde de Campo Grande, e reclamando nos diagnósticos mal dados pelos médicos.

O recente cenário de precariedade típico da saúde pública da Capital pode ser encontrado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida, nesta tarde.

Uma das maiores reclamações era sobre o setor de pediatria, que estava muito cheio. O Campo Grande News foi ao posto e conseguiu flagrar uma criança vomitando na saída do posto.

Mas nem só as crianças fossem com a espera. Além delas, há pacientes adultos esperando entre 1h30 e 2 horas por atendimento. Um dos que aguardava era Herson Martinez, de 22 anos, que acompanhava a mulher Elizete, também 22 anos, que sentia dores na coluna.

Esperando com o filho de 9 meses no colo, do lado de fora da UPA, enquanto a mulher esperava o atendimento dentro da unidade, Herson contou que fazia quase uma hora que a Elizete tinha passado pela triagem, e ainda não tinha previsão para ser atendida por um médico.

Outro homem, de 38 anos, e que não quis se identificar, disse estar com o pai de 60 anos, que estava sofrendo de problemas respiratórios. Ele reclama que os médicos não fazem diagnósticos corretos, e até prevê que o vai apesar tomar soro e será dispensado em seguida.

“Eles vão dar soro, mas do que adianta no caso dele?”, reclama o homem, que também revela ter problemas renais, e que quando vai ao posto por causa de dores, os diagnósticos são imprecisos e demorados.

“Dependendo, prefiro gastar e ir logo ao particular, porque aqui vão passar um monte de exames e não vai resolver nada”, comenta, ao lembrar de um caso em que avisou o médico que tinha problemas nos rins, mas ainda assim ele não receitou nada e fez com que ele fizesse, na rede particular, uma ressonância magnética, que não mostrou nenhuma alteração.

Nos siga no Google Notícias