A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/04/2013 17:10

Pacientes reclamam de demora e diagnósticos na UPA da Vila Almeida

Nyelder Rodrigues e Nícholas Vasconcelos
UPA da Vila Almeida é uma das principais unidades de saúde da região oeste de Campo Grande (Foto: João Garrigó)UPA da Vila Almeida é uma das principais unidades de saúde da região oeste de Campo Grande (Foto: João Garrigó)

O mesmo problema de sempre: pacientes esperando durante horas por atendimento nos postos de saúde de Campo Grande, e reclamando nos diagnósticos mal dados pelos médicos.

O recente cenário de precariedade típico da saúde pública da Capital pode ser encontrado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida, nesta tarde.

Uma das maiores reclamações era sobre o setor de pediatria, que estava muito cheio. O Campo Grande News foi ao posto e conseguiu flagrar uma criança vomitando na saída do posto.

Mas nem só as crianças fossem com a espera. Além delas, há pacientes adultos esperando entre 1h30 e 2 horas por atendimento. Um dos que aguardava era Herson Martinez, de 22 anos, que acompanhava a mulher Elizete, também 22 anos, que sentia dores na coluna.

Esperando com o filho de 9 meses no colo, do lado de fora da UPA, enquanto a mulher esperava o atendimento dentro da unidade, Herson contou que fazia quase uma hora que a Elizete tinha passado pela triagem, e ainda não tinha previsão para ser atendida por um médico.

Outro homem, de 38 anos, e que não quis se identificar, disse estar com o pai de 60 anos, que estava sofrendo de problemas respiratórios. Ele reclama que os médicos não fazem diagnósticos corretos, e até prevê que o vai apesar tomar soro e será dispensado em seguida.

“Eles vão dar soro, mas do que adianta no caso dele?”, reclama o homem, que também revela ter problemas renais, e que quando vai ao posto por causa de dores, os diagnósticos são imprecisos e demorados.

“Dependendo, prefiro gastar e ir logo ao particular, porque aqui vão passar um monte de exames e não vai resolver nada”, comenta, ao lembrar de um caso em que avisou o médico que tinha problemas nos rins, mas ainda assim ele não receitou nada e fez com que ele fizesse, na rede particular, uma ressonância magnética, que não mostrou nenhuma alteração.

EMHA suspende atendimento ao público para capacitação de funcionários
O atendimento ao público será suspenso nesta sexta-feira (15) na EMHA (Agência Municipal de Habitação). Segundo a assessoria de comunicação da prefei...
Homem tem casa invadida, pula muro para fugir de ladrão e quebra o pé
Homem de 29 anos quebrou o pé após pular o muro do sobrado onde mora para fugir de ladrões, na noite de ontem (13), na Rua Canavieiras, na Vila Plana...


Uma das deficiência no atendimento esta no sistema de classificação implantada por recomendação do SUS, a classificação por cores: Azul, Verde, Amarelo e Vermelho como emergência, para atendimento imediato. Tem a classificação como branco que sera atendido se: houver disponibilidade de tempo para o medico plantonista atender, se não houver boa vontade do médico não sera atendido. Outro é a falta de especialidade distintas de clinico geral que estão em falta na rede ambulatorial da prefeitura. Sobre carregando todo o sistema. Pela falta de especialidade medicas, ha falta de medicamento e dai um ciclo que so tende a piorar. Este é sistema de saúde publica no Brasil.
 
luis eloy alves da costa em 20/04/2013 19:58:44
Não onde a saúde melhoriu em Campo Grande! Acho que único saúde que melhorou foi a saúde da família do Prefeito, isso porque ele deve ter feito um ótimo plano particular..
 
Claudio Vieira em 20/04/2013 18:00:31
Nossa esse tempo de espera está infinitamente inferior que no Hospital da Criança onde se atende a grande maioria de convênios e particulares!! Ôoooo povo que só sabe reclamar hein!! Vão ao Hospital da criança e esperam mais de 3 horas em uma sala lotadaaaa de doentes!!
E outra, sobre diagnósticos imprecisos, muitos dos médicos que atendem nos postos são recém formados e ainda não tem vivência clínica e experiência em diagnótico (isso é errado NÃO! apena é necessário compreender que há necessidade de uma curva de aprendizagem NORMAL em QUALQUER profissão!! Então tem que ter paciência mesmo e sorte!!
Uma formação médica demora mais de 10 ANOS para ser concluída. Isso é errado?? Não!!! É erro médico como AMAM dizer: NÃOOOO!!!! Médico é DEUS??? NÃOOOOO!!!
 
Maria Adelaide Nogueira em 20/04/2013 17:41:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions