ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Para ajudar na acessibilidade, adultos com deficiência aprendem sobre trânsito

Flávia Lima | 16/07/2015 13:12
Alunos aprendem regras de trânsito através de ações culturais. (Foto:Divulgação)
Alunos aprendem regras de trânsito através de ações culturais. (Foto:Divulgação)

Para ampliar a acessibilidade e auxiliar na mobilidade de pessoas com deficiência, servidores da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizaram uma oficina lúdica para 30 alunos da Aseaden (Associação Especial de Atendimento ao Deficiente Mental), que aprenderam regras de trânsito através de jogos e brincadeiras.

A ação foi desenvolvida pelo Clube do Setinha, que levou apresentações teatrais e exibições de vídeos que retratam questões relacionadas à segurança viária. Além disso, foram disponibilizados jornais e materiais informativos para serem desenvolvidos com os alunos durante o cronograma educacional da instituição.

A visita dos técnicos da Agetran a entidade partiu da assistente social da Aseaden, Milka de Aguiar Pereira, que revelou que 90% das pessoas assistidas pela instituição utilizam o transporte público e costumam passar por dificuldades no trajeto entre a casa e a entidade . “Como eles são deficientes, sofrem problemas de acessibilidade nas ruas e é extremamente importante terem essa noção de como se comportar no trânsito, para evitar acidentes e mortes”, ressaltou Milka.

Um dos temas frisados durante as apresentações, foi a obrigatoriedade do cinto de segurança. “Estamos conversando muito sobre isso, mas já deveria ser rotina. Temos que ter a cultura de não transportar ninguém no veículo sem cinto de segurança”, disse Ivanise Rotta, chefe da Divisão de Educação da Agetran.

Com a meta de atender este ano mais de quatro mil crianças em eventos e nas escolas, o Clube do Setinha é voltado às crianças de 4 a 12 anos para despertar conceitos de segurança e cidadania no trânsito.

Nos siga no Google Notícias